Cidadão

Garçons Acima da Média certifica profissionais

Parceria entre a Secretaria do Trabalho, Abrasel e o projeto social dos garçons Pedro e Paulo formou 20 novos profissionais para atender a demanda dos estabelecimentos de Londrina

Para atender uma demanda constante por garçons capacitados dos estabelecimentos de Londrina, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), recebeu os garçons Pedro Borges e Paulo dos Santos no prédio da SMTER e idealizou um curso de formação de profissionais de atendimento na cidade. Pedro e Paulo têm mais de 30 anos de experiência na função e montaram um projeto social para passar adiante, gratuitamente, os aprendizados de toda essa história profissional. Da união dessas três forças, surgiu o curso “Formando Garçons Acima da Média”. O projeto capacitou 20 trabalhadores em Londrina ao longo de dois meses de curso e, nesta quinta-feira (6), os alunos foram recebidos no gabinete do prefeito para receberem o certificado de conclusão do curso.

Foto: Vivian Honorato

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, parabenizou os alunos e as entidades envolvidas no curso. “Esse tem de ser um momento de celebração. É uma conquista para vocês e uma conquista para a cidade, que passa a contar com 20 excelentes profissionais. Cada um aqui está apto a atender da melhor forma em qualquer tipo de estabelecimento e isso é fruto do esforço de todos: trabalhadores, que buscaram a qualificação, a Secretaria e a Abrasel, que tornaram isso possível, e o Pedro e o Paulo, que passaram ensinamentos valiosos. É com orgulho que falamos desse curso e da grande atuação que a Secretaria do Trabalho vem tendo nos últimos anos. Sabemos que a equipe da Secretaria não tem medido esforços para que os trabalhadores tenham mais oportunidades e garantam uma vaga no mercado de trabalho. Estamos muito felizes de ver todos aqui neste momento”, pontuou.

Foto: Vivian Honorato

O chefe de gabinete em exercício, Matheus Thum, lembrou do momento pelo qual a cidade passa. “Temos tido um investimento muito grande em todos os setores de Londrina. Grandes empresas voltaram a vir para a cidade, como a TCS, que está chegando a mil empregos formais, a Jota Macedo, que deve gerar cerca de quatro mil empregos diretos e indiretos, e tudo isso reflete na economia como um todo. O setor de bares e restaurantes, que é onde vocês vão trilhar carreira, é também muito beneficiado. A Prefeitura tem buscado recursos e oferecido instrumentos para que a cidade cresça e se desenvolva. São melhorias de infraestrutura, como a malha asfáltica e a iluminação pública, a instalação do Parque Industrial e muito mais. Esse curso é mais uma das ferramentas que tem promovido a transformação vivida pela cidade”, lembrou Thum.

Foto: Vivian Honorato

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, apontou para a evolução do trabalho na cidade. “Nós temos um termômetro do setor de empregos no Brasil que é o Caged. Quando assumimos, os números apontavam para uma retração de mais de 3.800 vagas, isso quer dizer que Londrina havia fechado, em 2016, quase quatro mil postos de trabalho. Com muito empenho e criatividade, fomos enfrentando a crise e melhorando esse cenário. Em 2019, a cidade apresentou o melhor resultado dos últimos cinco anos e terminou com 213 empregos criados. Foi uma guinada enorme da situação. Temos atuado com todo o apoio do prefeito Marcelo Belinati e encontrado valorosos parceiros na sociedade civil, como foi a Abrasel nesse curso. Sabemos que unidos somos mais fortes e que Londrina só tem a ganhar com essa sinergia de esforços e ideias”, colocou Carreri.

Foto: Vivian Honorato

A presidente da Abrasel, Fernanda Fujarra, explicou que a demanda por bons profissionais nunca acaba. “Nós representamos inúmeros estabelecimentos de Londrina e sabemos da falta de mão de obra qualificada para trabalhar. A procura por garçons de qualidade é intensa e constante. Vocês, que estão concluindo o curso, já saem muito à frente dos outros candidatos que vão concorrer às vagas de emprego. Com tudo o que o Pedro e Paulo passaram ao longo dessas semanas, você têm totais condições de atender e atender bem a demanda que existe no nosso setor. Estudar e aprender novos ofícios é sempre um ganho pessoal e profissional. Aproveitem essa oportunidade, façam a diferença e contem com a Abrasel em tudo que precisarem nessa caminhada”, aconselhou.

O professor Pedro Borges destacou que grande parte dos alunos do curso já está empregada. “Durante toda a nossa carreira procuramos prestar um serviço de excelência. Até por isso, nós sempre somos procurados para indicar profissionais. O projeto social que eu e o Paulo começamos surgiu dessa necessidade. Nesse sentido, nós realmente formamos garçons acima da média e aproximamos as pessoas que querem se capacitar das oportunidades. Ficamos muito satisfeitos em ver que mais de metade da turma já está empregada, ou empreendendo ou buscando ainda mais qualificação. Temos certeza de que são alunos que vão honrar nosso projeto e fazer a diferença nos estabelecimentos de Londrina”, garantiu o professor.

Formandos:

Samuel Lunardeli de Almeida

Eraldo Rivaroli

Amanda Teles de Almeida

Nicole Cristina Fazoli

Adriana de Lara Costa

Willian Vinicius Amaral

Geralda Silva Ramos

Camilo Gabriel da Fonseca

Juliana Lemos da Silva

Elaine Lima Matos Bueno

Ivone Pajela

Helio Martins

Frederico Alberto da Silva

Alexandro Martins da Silva

Heraldo Socorro do Rosario

Pedro Henrique da Silva

Lucas Henrique da Silva

Gustavo Vinicus da Silva

Thales Rodrigo dos Santos Prado

Davi Marques Coelho

Texto: N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos