Destaques

Prefeitura entrega uniformes à toda rede municipal

A Prefeitura adquiriu 228.279 peças de uniforme para 2020; os kits atendem mais de 42 mil alunos das escolas, CMEIs e CEIs conveniados

Todas as 178 unidades escolares da rede municipal de Londrina, das áreas urbana e rural, receberam seus kits de uniformes escolares para o ano letivo de 2020, que começou no dia 4 de fevereiro. Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, participaram da entrega simbólica dos itens, na Escola Zumbi dos Palmares, no Jardim União da Vitória, região sul.

Os uniformes estão à disposição dos mais de 42 mil alunos já matriculados, da educação infantil ao ensino fundamental, nas 87 escolas, 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 57 filantrópicas (CEIs) conveniados. A entrega ocorreu no primeiro dia de aula e a distribuição foi concluída ainda no final da última semana.

Ao todo, 228.279 peças foram adquiridas, por meio de licitação, para serem entregues neste ano. O investimento total para 2020 é de R$ 3.226.988,22. Os kits são compostos por cinco itens: uma camiseta manga curta, uma camisa de manga longa, uma calça comprida, uma bermuda e uma jaqueta de frio. O único item que ainda não chegou às escolas corresponde às jaquetas, que somam 45.570 peças. A previsão é que elas sejam encaminhadas a todas as unidades escolares até a primeira quinzena de março, após a fornecedora ter pedido prorrogação do prazo previsto em contrato.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que é muito importante entregar uniformes escolares, uma vez que isso representa mais segurança e cidadania para as crianças. “Quando assumi a Prefeitura fazia nove anos que o Município não fornecia uniformes escolares e eu determinei que voltássemos a fornecê-los. Este ano fizemos a entrega já na primeira semana do ano letivo, para que os alunos pudessem iniciar as atividades escolares uniformizados. Estamos muito felizes e satisfeitos com mais esta conquista”, afirmou.

De acordo com a secretária Maria Tereza Paschoal de Moraes, a maior vantagem em 2020 é que os uniformes escolares foram disponibilizados logo no início do ano letivo, para atender todos os alunos da rede municipal. Em anos anteriores, devido a problemas com fornecedores que estavam irregulares, os prazos de entrega acabaram sendo prejudicados e houve atraso nas liberações. “É muito importante que os estudantes já estejam com seus uniformes para iniciar as atividades nas escolas, pois tratam-se de peças de identificação, segurança e padronização. E representa, ainda, um elemento de equidade, uma vez que todos os alunos têm acesso aos mesmos kits”, frisou.

Segundo a diretora de Bens Móveis e Serviços da Secretaria Municipal de Educação, Marly Serrato Garcia, também houve redução, de forma geral, item a item, nos preços dos materiais que integram os kit adquiridos. “Todas as unidades já receberam os kits, faltando apenas as jaquetas, que chegam no fim do mês. Após a entrega, neste primeiro momento as escolas estão promovendo algumas trocas de peças entre os alunos, por conta dos tamanhos, conforme solicitação das famílias”, disse.

Para 2020, oito empresas estão contratadas para fornecer os uniformes à rede municipal de ensino em Londrina. São elas: AKM e Confecções, Unisul Uniformes, FRF, D’Brasil, Nilcatex, MCB, Nair Confecções e Criações Uniformes Escolares.

A diretora da Escola Zumbi dos Palmares, Marlene Valadão, disse que este momento é muito importante para comunidade escolar. “Ter um uniforme representa economia de roupa e significa igualdade, pois os alunos estarão vestidos com a mesma roupa, independente da condição financeira de cada um. Agradeço ao prefeito e toda a sua equipe por esta conquista”, frisou.

Também estiveram presentes na solenidade, o vereador Estevão da Zona Sul, o presidente do Jardim União da Vitória, Washington Santos, o pastor Vlademir, da Igreja Reviver da zona sul, e a comunidade escolar.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, pelo telefone 3375-0022

Texto: Renan Oliveira e Dayane Albuquerque

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos