Cidadão

Educação lança programa que visa desenvolvimento humano e afetividade

Iniciativa é voltada para todos os alunos da rede, do Ensino Infantil e Fundamental e EJA, e deve atingir mais de 38 mil estudantes

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Londrina está lançando o Programa Vida, que visa o desenvolvimento integral do ser humano, ressaltando a inclusão e a afetividade no ambiente escolar. O programa deve começar a ser realizado em março e será aplicado em todas as instâncias da Educação, ou seja, nas escolas, com alunos e professores, e também com os servidores da própria secretaria.

Segundo Carla Cordeiro, responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, o programa é voltado para todos os alunos da rede, do Ensino Infantil, Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e deve atingir mais de 38 mil estudantes.

Carla explicou que a intenção do programa é formar o ser humano nas dimensões cognitivas, éticas, físicas, morais e afetivas, o que compreende uma ação educativa também voltada para o exercício da cooperação, da tolerância, da aceitação e respeito ao outro, da noção de limites, do conhecimento de si e do convívio e participação social. “Acreditamos que a escola vai além da transmissão dos conhecimentos científicos. Ela deve trabalhar a formação humana em sua integralidade, resgatando valores e trabalhando os sentimentos dos alunos”, disse.

Para que a proposta seja executada, uma vez por semana os professores farão um Círculo de Diálogos com os alunos, que nada mais é do que um espaço de conversa em que se pretende aprender um com o outro e, sobretudo, promover o desenvolvimento dos alunos, como seres humanos, social e emocionalmente. “É um momento em que todos poderão falar. Os professores vão abordar questões que envolvam o autoconhecimento ou outras questões pertinentes a esta temática”, contou.

De acordo com Carla, o programa está fundamentado na metodologia da Justiça Restaurativa (lei municipal nº 12.467/2016) e no Programa Amor Exigente (lei municipal nº 10.910/2010), e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Ao longo de 2020 a SME ofertará formações específicas sobre a Justiça Restaurativa, que contribuirão para o entendimento da proposta desenvolvida pelo programa”, adiantou. Diversas ações e projetos da Secretaria este ano, serão norteados pelo Programa Vida, como o Londrina Mais de 2020.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com Carla Cordeiro, responsável por projetos pedagógicos e eventos da SME, no 3375-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos