Cidadão
Vila Cultural Alma Brasil promove Comunicação e Memória
Palestras, exposição fotográfica e mostra de vídeos são as atividades que serão desenvolvidas durante o evento; medida faz parte do projeto Roda Memória
O núcleo de comunicação da Vila Cultural Alma Brasil, com incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), desenvolve, desde o começo do ano, o projeto Roda Memória, realizado em vários pontos de Londrina.
A medida possibilita com que aos participantes aprender a operar e manusear câmeras e realizar gravações, bem como oferecer noções básicas sobre televisão. Uma das medidas previstas dentro do projeto é o evento ‘’Comunicação e Memória’, que será realizado amanhã (20), na Vila Cultural Alma Brasil – rua Mar Del Plata, 93, na Vila Rodrigues, próximo ao posto de saúde da Vila Brasil.
As atividades que serão executadas baseiam-se na reflexão sobre a importância da comunicação na circulação e preservação da memória. Dentre elas, estão programadas palestras, mostra de vídeos, vivência em danças brasileiras e exposição fotográfica. ‘’Comunicação e Memória’’ também reunirá alunos e entrevistados que participaram das oficinas de produção audiovisual, realizadas ao longo de 2009 em três bairros da cidade: Vila Nova (centro), Jardim Santa Fé (leste) e União da Vitória (sul), e cujos vídeos serão exibidos na mostra de vídeos.
As palestras começam as 15h. Dentre os convidados para debater o tema do evento, estão Sarah Faleiros, coordenadora de Mobilização e Redes do Museu da Pessoa e responsável pelo Brasil Memória em Rede, que articula iniciativas de memória de todo o país; Cynthia Camargo, jornalista da ONG Brasil Tem Jeito, de Belo Horizonte, que falará sobre suas experiências com o rádio e o vídeo envolvendo a difusão e preservação da memória, além de José Miguel Arias Neto, professor doutor do departamento de História da UEL, que trabalhou na organização do acervo de História Oral do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica desta universidade.
Além deles, complementam o debate dois relatos de experiência de projetos da cidade que também trabalham com memória: Linguagens e Memória, de Maria Fiorato e Memórias de Madeira, de Danilo do Amaral.
Das 18h às 20h acontece o evento Vivência de Danças Brasileiras, onde uma equipe irá ensinar danças típicas para os participantes. Logo após ocorre a mostra de vídeos, onde produções locais e nacionais serão mostradas.
O projeto Roda Memória, segundo o coordenador Rogério Cavalcante, já exista há dois anos. “Nosso objetivo sempre foi levar essas ações para as regiões mais afastadas da cidade. A maior parte do público é prioritariamente formado por jovens. Nós ficamos cerca de três meses em cada região, ensinando a comunidade local sobre a questão do vídeo” , comentou.
A Vila Cultura Alma Brasil, assim como o projeto Roda Memória, conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
(Londrina, 19 de fevereiro de 2010)