Cidadão
População também pode participar do mutirão da dengue
Para participar como voluntário é preciso efetuar um cadastro na Secretaria Municipal de Saúde e comparecer aos postos de saúde dos bairros que serão atendidos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da participação popular no mutirão contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. A medida será realizada nos próximos dias 5 e 6 de março em cinco regiões da cidade, com o objetivo de vistoriar casas e terrenos, conscientizar a população e recolher o lixo que pode ser foco de proliferação do mosquito.
Segundo o coordenador de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, a comunidade, além de abrir as portas de suas moradias para os 1.000 agentes de saúde que irão executar o serviço, poderá também participar do mutirão. “Os voluntários que desejarem trabalhar conosco podem ligar aqui na Secretaria de Saúde, através do 3376-1981, que efetuaremos o cadastro”, comentou.
De acordo com ele, as unidades básicas serão pontos de partida nos bairros que forem atendidos. “Esses voluntários serão auxiliados de perto pelos agentes de saúde, que repassarão orientações básicas sobre como aplicar eficientemente todo o processo. Estamos viabilizando essa medida contando com a participação da sociedade”, comentou o coordenador.
Elson Belisário destacou que o objetivo da Secretaria de Saúde é vistoriar 37 mil imóveis do município. “Além disso, também atuaremos frente aos fundos de vale dessas regiões e na aplicação de inseticida no final de cada dia” , ressaltou.
Quem desejar participar da ação deve efetuar um cadastro na Secretaria de Saúde pelo telefone 3376-1981. O mutirão contra a dengue será realizado na sexta-feira (5), das 12h às 18h, e no sábado (6), das 7h às 13h.
O mutirão contra a dengue acontecerá nas seguintes regiões:
Oeste: Panissa, João Turquino, Santa Madalena, Santiago Ney Braga, Tóquio e jardim do Sol;
Leste: Novo Amparo, Marabá, Ideal, Lindóia, Eucaliptos e Antares;
Norte: Luiz de Sá, Marieta, Portal do Sol, Palmas, Paraty, Heimtal e Paraíso;
Sul: Cafezal II, Jamile Dequech, Califórnia, Campos Elísios, fundo de vale do conjunto Saltinho, Santa Joana, Posto Formigão, Neman Sayhum, Vale Azul e Guanabara;
Região Central: Pindorama, Vila Brasil, Yara e CSU da Vila Nova
(Londrina, 3 de março de 2010)