Cidadão

Projeto realiza coleta de materiais do processo imigratório italiano em Londrina

Fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos diversos estão sendo captados para uma exposição cultural no Museu Histórico de Londrina

A Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi iniciou, na última quarta-feira (26), a captação de acervos familiares inéditos, de imigrantes e descendentes italianos, para a exposição do projeto “Os Bravissimi na Terra Roxa”. A ideia é que sejam reunidos materiais, como fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos diversos, que retratem a colônia italiana estabelecida em Londrina, durante o período de 1940 a 1980, para a realização de uma mostra cultural, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, entre maio e junho. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

A fase de recebimento do material irá encerrar em 23 de março. Interessados em oferecer acervos familiares, que se enquadrem nos requisitos da iniciativa, podem comparecer, de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30, no Museu Histórico, localizado na Rua Benjamin Constant, 900, no Centro. Os participantes poderão optar por ceder os objetos em definitivo ao patrimônio do Museu ou apenas emprestá-los à exposição. Há também a possibilidade de agendamento para a coleta de peças maiores ou demais colaborações. Nestes casos é necessário entrar em contato com a direção da Associação Cultural Italiana de Londrina, pelo  email ibravissimilondrina@gmail.com ou pelo WhatsApp (43) 9 9959-5959. Vale ressaltar que os itens apresentados passarão por uma curadoria especializada que irá selecionar todo o material da mostra.

De acordo com a presidente da Associação Cultural Italiana de Londrina e coordenadora do projeto, Hylea Ferraz, “Os Bravissimi na Terra Roxa” visa expor um material histórico inédito da imigração italiana no município. “Já faz cinco anos que venho pesquisando a documentação italiana no norte do Paraná, principalmente em Londrina, e percebi que existe pouco material da imigração na cidade. Existem alguns livros isolados, mas nada muito amplo. Queremos catalogar, portanto, famílias que nunca foram representadas. Serão expostos materiais inéditos dos anos 40 até os anos 80. O Museu Histórico precisa ter mais documentação desta presença italiana massiva no município”, disse.

Ferraz acrescenta que outra vertente do projeto passa pela valorização do trabalho das mulheres italianas, em Londrina. “O que estamos buscando para a exposição são acervos inéditos e materiais que também representem o trabalho das matriarcas italianas, responsáveis por estruturarem famílias na cidade. Temos mulheres que, fora o trabalho como mãe, foram costureiras ou cozinheiras, porém nunca tiveram seus ofícios registrados. Isto precisa ser valorizado”, enalteceu.

A abertura da exposição acontecerá na primeira quinzena de maio e ficará até o dia 31 de junho, no Museu Histórico. Em seguida a mostra ganhará um caráter itinerante e passará por várias regiões da cidade. Até o momento três espaços abriram as portas para uma futura apresentação: Centro Cultural Lupércio Luppi, Vila Cultural Grafatório e Terminal Rodoviário de Londrina. Para a inauguração do projeto um evento, com muita música italiana, também está sendo preparado para acontecer.

Divulgação

Atividades integradas – A fim de complementar o conteúdo da exposição, a Associação Cultural Italiana de Londrina pretende promover diversas atividades paralelas, durante a mostra no museu. Dentre as práticas estão palestras, encontros para falar em italiano, fotografias com as famílias retratadas pelo projeto e entrevistas com personagens da imigração italiana, em Londrina. Todas as atividades ocorrerão dentro do Museu Histórico e integrarão o conteúdo da mostra.

“Os Bravissimi na Terra Roxa” é uma realização da Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, em comemoração aos 85 anos do município. O projeto conta com patrocínio do PROMIC, produção da PÁ! Artística, e apoio do Vice-Consulado Italiano, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do Museu Histórico de Londrina e do Espaço Cultural Villa Rica.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora da Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, Hylea Ferraz, através do número (43) 9 9959-5959.

Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos