Cidadão
“Ói Nóis Aqui Traveiz” realiza palestra hoje na Funcart
Grupo de teatro de rua gaúcho irá abordar questões sobre o histórico do elenco, fundado em 1978; o evento é aberto e gratuito ao público em geral
A Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, que iniciou suas atividades no ano de 1978, em Porto Alegre (RS), promove hoje (17) a palestra “Oi Nóis Aqui Traveiz – 32 anos: O Teatro de Rua no Brasil”. O grupo irá apresentara história da equipe, atualmente considerada a maior do país, desde a sua fundação e as iniciativas desenvolvidas durante esse período, além de como é o processo de produção das peças teatrais. O evento acontece na Escola Municipal de Teatro da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), na rua Acre, 315, a partir das 19h.
Segundo o coordenador geral da Funcart, Silvio Ribeiro, a companhia tem o apoio da fundação e o incentivo do Ministério da Cultura. “O grupo faz uma turnê por 12 cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, por meio da Lei Rouanet. Londrina tem o orgulho de receber este grupo não apenas para ver suas peças, mas também para aprender um pouco mais desta arte que chega principalmente àqueles que não estão acostumados ou não têm condições de ir a um teatro”, ressaltou.
De acordo com ele, a possibilidade do público local, inclusive artistas de Londrina, participar de palestras e workshops é muito importante também para a troca de experiências. “Eles estão mostrando o seu trabalho e também contribuindo para difundir a cultura na cidade”, destacou Silvio Ribeiro.
Os 26 atores do “Oi Nóis Aqui Traveiz” promove ainda, amanhã (18), o workshop Teatro de Rua – Uma Vivência com a Tribo, a partir das 14h, na Escola Municipal de Teatro (rua Acre, 315). Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
(Londrina, 17 de março de 2010)