Projeto “Literatura na Biblioteca” retorna nesta segunda-feira (9)
Ação contempla palestras e encontros para discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina-UEL

A Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza dá início ao projeto “Literatura na Biblioteca”. As atividades começam na segunda-feira (9), às 18h30. A programação traz palestras e encontros para discutir as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
As atividades, que prosseguem até outubro, serão semanais, das 18h30 às 20h, na própria Biblioteca, localizada na Avenida Rio de Janeiro, 413, centro. Os interessados em participar do projeto devem comparecer ao local, no horário do encontro e realizar sua inscrição. A programação é gratuita.
Dentre os dez livros a serem analisados, estão “Amor de perdição”, “Poemas escolhidos”, “Clara dos Anjos”, “Eles não usam black-tie”, “A palavra algo”, “Quarto de desejo”, “Casa de pensão”, “O vendedor de passados”, “Contos novos” e “Histórias que os jornais não contam”.
Os palestrantes e mediadores dos debates serão Ellen Dias, Eduardo Baccarin, Sebastião Junior, Laysa Beretta, Layse de Moraes, Amanda Amaral, Lucas Freitas, Claúdio Rio Doce, Sônia Biscaia e Renata de Paula.
Segundo a diretora de Bibliotecas, Leda Maria Araújo, o projeto que está em seu quarto ano consecutivo é importante para a formação de um senso crítico. “A Literatura é um instrumento de comunicação, de grande importância na sociedade contemporânea, transmite conhecimento e sua leitura desenvolve senso crítico e reflexivo”, explicou.
A diretora citou ainda, a importância do projeto para o vestibular.“Essa programação é de grande preciosidade, pois estuda e discute de forma aprofundada as obras literárias exigidas no vestibular da Universidade Estadual de Londrina, abordando o contexto social, político e cultural em que a obra foi escrita. É uma atividade que forma e transforma, além de contribuir para aprovação no vestibular”, frisou.
O projeto é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas, em parceria com o Departamento de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Programação-
09 e 16/03 – “Amor de perdição”, de Camilo Castelo Branco
30/03 e 06/04 – “Poemas escolhidos”, de Gregório de Matos
27/04 e 04/05 – “Clara dos Anjos”, de Lima Barrteto
18 e 25/05 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri
08 e 15/06 – “A palavra algo”, de Luci Collin
29/06 e 06/07 – “Quarto de desejo”, de Carolina Maria de Jesus
03 e 10/08 – “Casa de pensão”, de Aluísio de Azevedo
24 e 31/08 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa
14 e 21/09 – “Contos novos”, de Mário de Andrade
19 e 26/10 – “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, pelo (43) 3371-6500.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.Com