Vila Cultural Grafatório recebe simpósio multidisciplinar “Estranho Estranho”
Atividade contará com a participação de artistas, pesquisadores e biólogos

O fotógrafo e artista Guilherme Gerais realiza, neste sábado (14), das 15h às 20h, o simpósio “Estranho Estranho”. Atividade irá propor reflexões sobre seres humanos e não humanos, ficção científica e realidade, utopia e distopias, abelhas e androides. O evento ocorrerá na Vila Cultural Grafatório, localizada na Avenida Paul Harris, 1.575.
O simpósio, que foi elaborado e concebido a partir das ideias investigadas e desenvolvidas na exposição “The Best of Mr.Chao – Uma Coleção de um Futurologista”, traz um personagem ficcional, cenários construídos, situações peculiares e a própria imaginação composta por uma variedade rica e tátil de cores, formas, texturas, vídeos e sons.
O trabalho apresentará temas variados, como estudos e descobertas científicas encontradas em laboratórios de universidades, cenas da vida natural e artificial, insetos e micro-organismos, robôs, fragmentos de ninho e situações ficcionais imaginadas pelo artista.
Gerais ressalta que, partindo desse contexto não linear e interdisciplinar, o seminário oferece uma oportunidade para que diferentes vozes se reúnam a fim de dialogar sobre outras possibilidades de futuro. “O simpósio traz para o público discussões importantes sobre temas que não costumam ser abordados, além de aproximar a comunidade das pesquisas realizadas na UEL”, frisou.
Participarão do evento artistas, doutores, doutorandos, artistas, pesquisadores e biólogos. Entre eles estão Fabio Coltro, Kaedmon Sellberg, Rodrigo Grota, Guilherme Gerais, Suellen Estanislau e André Luiz Gobatto.

O local- O Grafatório é uma associação cultural sem fins lucrativos que tem como objetivo fomentar a cultura das artes gráficas em Londrina. O coletivo reúne pesquisadores, designers, artistas visuais e outros profissionais que se interessam pelo universo das artes gráficas. O centro cultural conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).
Programação-
Painel Gráfico da artista Suellen Estanislau
15h-15h40 Kaedmon Sellberg – “Linguagem androide: vida”
16h-16h40 – André Luiz Gobatto – “Poesia das abelhas”
17h-17h40 Fabio Coltro – “Antropoceno, o fim dos mundos?”
18h – La Jetée – por Chris Marker ( 24min, digital, 1962 )
Após a sessão haverá debate com o cineasta e diretor Rodrigo Grota, além do lançamento da camiseta GOWPE “The Best of Mr.Chao”.
Para imprensa: informações podem ser obtidas com o artista do projeto, Guilherme Gerais, e-mail disponível na Secretaria Municipal de Cultura, pelo telefone 3371-6606.
Texto: Isabely Alexandra sob supervisão do N.com