CCIs e Procon-LD realizam palestras sobre Direitos do Consumidor durante o mês de março
Iniciativa abre oportunidade para idosos sanarem as dúvidas sobre serviços, cartões de crédito, empréstimos e benefícios
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Com o objetivo de levar informações, fornecer dicas e orientar o público idoso sobre questões diversas relacionadas aos direitos dos consumidores, os três Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) de Londrina, em parceria com o PROCON-LD, estão realizando palestras para abordar este tema junto aos frequentadores das unidades. Nesta sexta-feira (13), às 9h30, o CCI Norte promove a ação no SENAC Zona Norte, localizado na Rua Cegonha, 100, Conjunto Violin. Todas as palestras são gratuitas e ministradas pelo coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, e a equipe do órgão. Ao todo, serão seis palestras no decorrer de março, nos CCIs Leste, Oeste e Norte. Mais de 70 pessoas já participaram das atividades, iniciadas nesta semana.
Trata-se de uma iniciativa inédita na programação dos centros de convivência, viabilizada por meio do Grupo de Convivência Qualidade de Vida e Cidadania, que é desenvolvido nos três CCIs da cidade (Leste, Oeste e Norte), com oferta de uma série de palestras, oficinas e encontros abertos para o público acima de 60 anos.
A gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso, Roseli Sonoda Gomes, destacou que os familiares e amigos dos idosos também poderão participar da palestra para entenderem mais sobre os direitos da pessoa idosa quando se trata de acesso a serviços, preços, cobranças, riscos de golpes e outros aspectos relacionados ao consumidor. “Os idosos terão a oportunidade de aprender mais sobre o assunto e absorver informações que serão úteis em sua rotina, tirando todas as dúvidas que possuem com uma equipe especializada. A ação ainda aproveita a realização das atividades em torno Dia do Consumidor, celebrado no dia 15 de março”, frisou.
Gomes destacou que os familiares e amigos dos idosos também podem participar da palestra para entenderem mais sobre os direitos da pessoa idosa quando se trata de acesso a serviços, preços, cobranças, riscos de golpes e outros aspectos relacionados ao consumidor. “Este público muitas vezes tem dificuldades em algumas situações e sofrem com o assédio de financeiras e empresas de cobranças, por exemplo. Por isso, os familiares e pessoas mais jovens podem ajudar dando suporte quanto ao uso de smartphones e tecnologias”, completou.
Gustavo Richa disse que a abordagem é focada nos direitos do consumidor e no Estatuto do Idoso, para tirar dúvidas e esclarecer pontos referentes a empréstimos consignados, cartões de crédito, e gratuidade de passagem para transporte interestadual. Também passa pelo programa “Não me Perturbe”, que visa evitar oferta indesejada de produtos e serviços por telefone, feita por empresas de telefonia, internet e TV. “Nos encontros, a equipe do Procon-LD faz um passo a passo sobre cada um desses assuntos, entre outros, e fica à disposição dos participantes. Os idosos são muito participativos e demonstram grande interesse em aprender. Esta parceria com os CCIs, que já existe em outras ações, permite levar conhecimento e informações importantes a muitas pessoas”, enfatizou.
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O tema Direitos do Consumidor será tratado com dois encontros realizados em cada um dos CCIs. A série teve início no CCI Leste, na última segunda-feira (9), e no CCI Oeste ocorreu na tarde de hoje (12). Novas palestras irão ocorrer ainda no mês de março, nos dias 23 (Leste), 26 (Oeste), e 27 (Norte).
Inscrições e contatos – As vagas para as palestras são limitadas, com inscrições abertas pelos telefones 3373-0090 (CCI Norte), 3375-0307 (CCI Leste) e 3375-0334 (CCI Oeste), ou nas próprias sedes de cada um dos centros. A exceção é o CCI Norte, que, desde o início do mês vem promovendo suas atividades em outros espaços próximos, uma vez que sua sede está cedida temporariamente à Secretaria Municipal de Saúde, para atendimentos exclusivamente relacionados à dengue.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, pelo telefone 3345-0396; ou com a gerente de Articulação Comunitária da Secretaria Municipal do Idoso, Roseli Sonoda Gomes, pelo telefone 3375-0307.