Cidadão

Imposto de Renda pode financiar projetos culturais

Projeto deve atrair novos patrocínios de empresas e pessoas físicas para festivais e programas culturais do município, através da doação por renúncia fiscal 


3c229c683268077ad877019876a2a04aA campanha “Leãozinho Cultural: O imposto que você paga em Londrina, deve ficar em Londrina”, lançada hoje (25), durante entrevista semanal, visa atrair mais patrocinadores para os projetos culturais da cidade através da doação por renúncia fiscal do Imposto de Renda (IR) anual de pessoas físicas e jurídicas. As empresas de toda a região podem fazer o investimento de 4% do seu IR e pessoas comuns podem doar 6%.
Esses valores vão se somar aos investimentos na ordem de R$ 750 mil da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) para festivais em 2010. A previsão, até o momento, é de que esse dinheiro seja dividido entre os festivais : Literário de Londrina – Londrix, Festival de Dança, Demo Sul de Música Independente, Festival de Música de Londrina, Festival Internacional de Londrina  (Filo), Ballet de Londrina, entre outros. A Prefeitura investirá ainda outros R$950.000,00 em projetos independentes e R$ 1.250.000,00 em estratégicos.
Projetos como o FILO, o Festival de Dança e de Música, movimentam também a economia local. No caso do Festival de Música, na última edição, segundo os organizadores, em 15 dias, foi movimentado cerca de R$ 1milhão, com comércio, hotelaria, alimentação, prestação de serviços e transporte. Isso demonstra que os investimentos financeiros, nas manifestações culturais da cidade, trazem benefícios, direta ou indiretamente, a todos os moradores de Londrina.
O secretário de Cultura, Leonardo Ramos, destacou as iniciativas culturais que a própria administração municipal promove, como o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), mas ressaltou que a busca por novas fontes de financiamento para os projetos deve ser uma ação contínua. “Hoje não há programas culturais na cidade que sejam exclusivamente viabilizados pelo poder público. Por isso, acreditamos que a sensibilização do empresário local nesse sentido é algo que deve ser construído com o tempo, sendo que ações como essas devem acontecer sempre”, comentou.
Para o diretor artístico do Festival de Música de Londrina, Marco Antônio Almeida, a participação do empresariado da cidade em projetos culturais ainda é tímida. “Os festivais que promovemos no município sempre são patrocinados pelas mesmas empresas estatais. A campanha Leãozinho Cultural tem justamente a meta de atrair ainda mais o patrocínio da própria cidade. Essa campanha não pode ser pontual, ela deve ser uma ação permanente na cultura de Londrina”, disse o diretor.
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, comentou as medidas que a prefeitura tem executado para priorizar a questão da cultura em Londrina. “Ano passado conseguimos trazer R$ 800 mil do governo federal para a realização do Filo e do Festival de Música, além das ações de reforma completa na Biblioteca Municipal e a restauração do Museu de Arte e do prédio da Secretaria Municipal de Cultura, assim como os recursos para a Escola Municipal de Dança”, frisou o prefeito.
Todos os projetos do município, aprovados pelo Ministério da Cultura, podem receber doações pelo “Leãozinho Cultural”. Para isso, é necessário que o empresário ou pessoa física escolham qual programa pretendem beneficiar. Um site está sendo desenvolvido, no qual vão constar todos os desígnios, com o cronograma, ficha técnica e contato, para que os interessados conheçam os projetos a serem investidos.
Após feita a escolha, deve ser efetuado o depósito da doação. O projeto beneficiado vai emitir um recibo impresso, entregando uma via para o investidor, que deve anexar aos documentos de declaração do IR, e uma outra para ser enviada ao Ministério da Cultura. No ano de declaração, a Receita Federal vai analisar a documentação entregue e fará a renúncia fiscal do IR destinado.
Em contrapartida, as empresas vão receber um marketing cultural e ter suas marcas associadas às manifestações importantes na cidade, gerando mídia espontânea.
(Londrina, 25 de março de 2010)

Foto:Luiz Jacobs

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