Cidadão

Londrina deve vacinar cerca de 25 mil idosos neste sábado

Vacinação contra a gripe acontecerá em dois esquemas: nas UBSs, para os que fizeram agendamento prévio, e em drive-thru, sem precisar sair do carro

A Secretaria Municipal de Saúde (SM) vai realizar duas grandes ações de vacinação contra a gripe neste sábado (28), para os idosos com idade entre 60 e 79 anos. Haverá imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para os idosos que fizeram o agendamento prévio, por telefone e internet, e em sistema de drive-thru, sem sair do carro. O município estima vacinar cerca de 25 mil pessoas nesta faixa etária, nas duas ações.

Nas UBSs da zona urbana, a vacinação será das 8 às 19 horas, e da rural, da 8 às 14 horas. Os agendamentos para este sábado já encerraram, contudo, haverá novas ações na próxima semana, para aqueles que não forem imunizados agora. As iniciativas serão organizadas pela SMS, conforme o município receber um novo lote de vacinas da Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Foto: Emerson Dias

“Vamos vacinar 100% dos idosos de Londrina até abril, por isso não precisa haver pânico. Neste sábado, nas UBSs, pedimos para os idosos não chegarem antes do horário agendado, para não haver aglomeração de pessoas desnecessariamente, evitando também o risco de infecção pelo coronavírus”, salientou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Em drive-thru, a vacinação também vai ocorrer das 8 às 19 horas, no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central, que fica na Rua João XXIII, nº 401. Neste caso, não é necessário fazer agendamento, apenas é obrigatório levar um documento com foto e é desejável que se leve a Carteira de Vacinação. A organização será feita por ordem de chegada, até quando o estoque durar. A Guarda Municipal auxiliará na organização do entorno.

Foto: Emerson Dias

Os idosos com 80 anos ou mais estão recebendo a aplicação da dose em casa, para evitar que o púbico mais vulnerável saia de suas residências. A vacinação contra a gripe, que normalmente acontece em abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia do novo coronavírus. Nesta primeira etapa, além dos idosos, os profissionais de saúde também estão sendo imunizados, em seus locais de trabalho. Londrina conta com cerca de 60 mil idosos, que são aqueles com 60 anos ou mais.

Sobre a vacina – A Vacina Influenza Trivalente não protege contra o coronavírus, mas é uma maneira de proteger os mais vulneráveis contra doenças respiratórias, que podem favorecer o aparecimento de outras infecções. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434; ou com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, pelo 3372-9479.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos