Cidadão

Profissionais da saúde recebem curso de regulação médica

Iniciativa da Secretaria de Saúde e do Samu pretende promover a integração entre os profissionais de todas as áreas no atendimento a casos de urgência


A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia amanhã (dia 16) o 1º Curso de Regulação Médica das Urgências de Londrina, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Com duração de dois dias, o curso tem como objetivo a integração de todos os profissionais do setor nos atendimentos urgentes, desde a busca do paciente em sua residência até a destinação para a unidade de saúde correta, passando pelo diagnóstico da gravidade de seu caso e o tratamento adequado de acordo com cada caso.
Um dos organizadores do evento, o médico Manoel Canesin relatou a importância de ter o sistema municipal de saúde trabalhando de maneira integrada. “Os médicos que atendem à chamada de um cidadão que liga ao 192 [telefone de emergência do Samu] têm que mensurar já na ligação o que fazer com aquela pessoa, como buscá-la, para onde encaminhá-la e como tratá-la, para agilizar e melhorar o serviço”, explicou.
Por isso, o curso será oferecido gratuitamente a 120 profissionais da área, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e funcionários do setor administrativo, que trabalham em diversas instituições, como os hospitais Evangélico, Santa Casa, Universitário (HU), Instituto do Câncer de Londrina (ICL), no próprio Samu e em unidades básicas de saúde de Londrina, Cambé, Tamarana, Rolândia e Ibiporã. Membros das diretorias de Auditoria, Controle e Avaliação (Daca) e de Atenção à Saúde e da 17ª Regional da Saúde também farão parte do evento. “Como é uma regulação de todo o sistema, as instituições privadas também irão participar”, salientou Canesin.
O 1º Curso de Regulação Médica das Urgências faz parte de uma iniciativa da Diretoria, Auditoria, Controle e Avaliação (Daca), chamada “Complexo regulador”, que visa à melhoria na qualidade dos serviços prestados no setor, em todos os níveis. As atividades serão ministradas pela coordenadora de Urgência e Emergência do Estado do Paraná,  Beatriz Oliveira. O evento acontece amanhã e no sábado (dia 17), das 8h30 às 18h30, no recém inaugurado auditório do Hospital da Zona Sul, situado à rua das Orquídeas, nº. 75, no parque Ouro Branco.
Os temas vão ser abordados por módulos, em um total de 10. Entre os assuntos, está a discussão dos procedimentos de atenção às urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), bases éticas para a regulação desse tipo de atendimento, além de um panorama da atual situação do Samu, no que tange às rotinas de trabalho, caracterização dos serviços prestados e infra-estrutura disponível. “Apesar de ser um curso voltado a todos os atuantes da área, o curso vai ter um foco especial nos médicos”, concluiu Manoel Canesin.
(Londrina, 15 de abril de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos