Assistência Social debateu práticas sócio-educativas
Encontro realizado na última quinta-feira contou com a participação de 140 representantes de 15 serviços da rede sócio-assistencial de Londrina
Da Redação
n.com@sercomtel.com.br
A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Comissão dos Serviços de Convivência Sócio-Educativa, promoveu o primeiro encontro “Formação para Educadores e Técnicos da Rede de Serviços de Convivência Sócio-Educativo de Londrina”. O evento teve como objetivo principal criar espaço de formação contínua para profissionais que atuam no serviço convivência sócio-educativo, assim como articular temáticas que ampliem o pensar dos profissionais sobre a prática sócio-educativa.
Ao todo, 140 representantes, incluindo educadores sociais, coordenadores, técnicos e dirigentes de 15 serviços da rede sócio-assistencial da cidade participaram das palestras, que tiveram dois temais centrais: “Conceito de Vulnerabilidade e Risco Social”, palestra dirigida pela docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Adriana Aparecida Santos, e “Trabalho com Famílias – Elaboração do Plano de Acompanhamento Familiar”, assunto aprofundado pela também docente da UEL, Denise Maria Fank de Almeida.
Como resultados obtidos no evento, destacam-se a troca de experiências entre os participantes representantes dos serviços conveniados com a Secretaria Municipal de Assistência Social e o aprofundamento de questões teóricas sobre o serviço de convivência sócio-educativa, bem como o redimensionamento das ações que envolvem crianças e adolescentes do município. A importância de garantir espaços de participação no processo de formação continuada foi outro assunto amplamente discutido.
De acordo com a gerente de Gestão de Monitoramento e Avaliação da Secretaria de Assistência Social, Nívia Maria Polezer, a avaliação do evento foi positiva. “Nossa proposta agora é implementar e reforçar nossa atuação no plano de acompanhamento familiar”, destacou. Segundo ela, até dezembro deste ano, novos encontros com os trabalhadores sociais ainda acontecerão. Os temas a serem debatidos serão os seguintes: “Sistema de Garantia de Direitos”, “Socialização de boas práticas”, “Jogos cooperativos e Danças Circulares”, “Mediação de conflitos – educador x educando” e “Drogadição”.
O primeiro encontro “Formação para Educadores e Técnicos da Rede de Serviços de Convivência Sócio-Educativo de Londrina”, foi realizado na última quinta-feira (29). (Londrina, 05 de maio de 2010)