Cidade
Barbosa inaugura primeira fase da reforma do calçadão
Cerimônia reuniu secretários, vereadores e representantes das associações para portadores de deficiência; segunda etapa da obra deve começar nos próximos dias

Em seu discurso, o prefeito exaltou a realização da reforma, que teve como ponto principal a melhoria da acessibilidade. “Nós vamos transformar o nosso calçadão no maior shopping center a céu aberto do Sul do Brasil, quando as pessoas poderão andar com tranquilidade, caminhar, as mulheres com seus saltos altos, e vamos ter quiosques padronizados para comercialização de produtos que não sejam bebidas alcoólicas”, afirmou.
Durante a inauguração, várias crianças já brincavam na nova fonte. O contraste da iluminação entre a quadra inaugurada e a outra, ainda com os postes antigos, era visível. Alguns comerciantes prestigiavam a inauguração, e a eles o prefeito pediu desculpas pelos transtornos causados pela reforma.
Estiveram presentes, além do prefeito Barbosa Neto e do vice, Joaquim Ribeiro, o presidente do Conselho Municipal de Portadores de Deficiência, Almir Escatambulo, os vereadores Sebastião dos Metalúrgicos, Ivo de Bassi, Jairo Tamura e Renato Lemes, além de praticamente todo o quadro de secretários da Prefeitura.
Pesquisa e continuidade
A Prefeitura, por meio no Núcleo de Comunicação e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), vai realizar junto à população uma pesquisa para avaliar o nível de aprovação da reforma. Uma urna será instalada em ponto central da fase já pronta, e os cidadãos responderão a um questionário com cerca de cinco itens. A urna ficará à disposição da população durante as manhãs e tardes dos dias 17 a 28 de maio.
Em relação à segunda parte da reforma, os R$ 350.376,93 destinados pelo Governo Federal já estão liberados em conta da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura deve iniciar o processo de licitação para a obra nos próximos dias.
(Londrina, 3 de maio de 2010)
Fotos: Luiz Jacobs