Compaz realiza 2° Conferência Municipal de Paz
Novos membros do conselho, representantes da sociedade civil e poder público, serão eleitos durante o evento, que acontece no dia 26 de maio
Da Redação
n.com@sercomtel.com.br
O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) de Londrina promove no dia 26 de maio, na Câmara Municipal (rua Governador Parigot de Souza, n° 145), das 8h às 18h, a 2° Conferência Municipal de Cultura de Paz. Os objetivos principais são debater o tema “Palavras e Imagens que criam mundos de Paz – Trabalhando por uma Cultura de Paz” e eleger os membros que irão coordenar o conselho no biênio 2010/12. Ao todo, 12 representantes da sociedade civil e 12 do poder público poderão concorrer às vagas.
As entidades da comunidade local, que quiserem participar do evento como votantes, poderão concorrer nas seguintes categorias: Segmentos Religiosos, Organizações Não-Governamentais (ONGs), Categorias Profissionais, Ensino Superior Privado e Ensino Fundamental e Médio Privado. Os representantes do poder público são indicados pelo prefeito Barbosa Neto, excluindo-se desse caso o Núcleo Regional de Educação (NRE), a Universidade Estadual de Londrina (UEL), o Ministério Público Estadual, a Câmara de Vereadores e alguma instituição do ensino fundamental e médio público da cidade. Todas as inscrições podem ser feitas pelo site da Câmara Municipal (www.cml.pr.gov.br).
De acordo com o coordenador da ONG Londrina Pazeando e atual presidente do Compaz, Luis Cláudio Galhardi, a comunidade local também pode participar da conferência. “Quem quiser participar como votante também pode se inscrever no site ou na própria Câmara de Vereadores. Acreditamos ser muito importante que as pessoas compareçam ao evento e debatam o tema proposto nessa segunda conferência”, ressaltou. Segundo ele, Londrina possui um conselho sobre a paz reconhecido em âmbito nacional.
Ele destacou algumas iniciativas que o Compaz já promoveu em seus dois anos de existência. “Já realizamos a Semana da Paz, evento que acontece anualmente na cidade, assim como desenvolvemos a Caravana do Desarmamento em 2008 e 2009, também, em Londrina. Outro ponto importante foi o lançamento do Portal Mídia de Paz, em que as pessoas podem visitar pelo site www.midiadepazparana.org.br”, concluiu o coordenador.
(Londrina, 12 de maio de 2010)




