UPA Sabará e instituições de idosos recebem higienização da área externa e entorno
Trabalho será realizado quinta-feira (4), como medida de proteção ao contágio e transmissão pelo novo coronavírus

Na manhã desta quinta-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sabará, referência para pacientes com sintomas respiratórios, receberá limpeza e higienização da sua área externa e entorno. O trabalho tem como objetivo prevenir o contágio ou transmissão do novo coronavírus, e será realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), com parceria da Prefeitura de Londrina.
Além da UPA Sabará, o serviço irá ocorrer nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) Asilo São Vicente de Paulo, pela manhã, e Lar Maria Tereza Vieira, à tarde. Ambas são conveniadas do Município.
A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, frisou que este trabalho se soma às outras medidas que a Prefeitura está executando nessas instituições, para preservar a saúde dos idosos e de todos os profissionais que ali atuam. “É uma importante ação que traz ainda mais segurança para os funcionários e pacientes residentes. Nosso foco principal é prevenir, então o Município está adquirindo, por meio do Fundo Municipal do Idoso, equipamentos de proteção individual para estas unidades usarem pelos próximos meses. Também suspendemos as visitas, testamos e monitoramos os idosos e funcionários, dentre várias outras ações do Plano de Contingência”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, agradeceu a atuação da Sanepar, que desde abril realiza este trabalho em unidades de saúde e ILPIs. Com um caminhão hidrojato, a solução de hipoclorito de sódio dissolvido em água é aplicada no entorno destes espaços, higienizando as superfícies de forma eficaz.
Para o gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, Rafael Malaguido, o objetivo da companhia é dar suporte na proteção dos pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam nessas instituições. “A aplicação do hipoclorito acaba criando uma camada em torno destes locais, evitando a proliferação do vírus, que resiste nas superfícies. E a Sanepar dará continuidade a esse trabalho, em parceria com a SESA e Polícia Militar, que tem auxiliado muitos municípios”, informou.
A higienização será realizada também no Hospital Dr. Anísio Figueiredo (Zona Norte), Hospital Universitário de Londrina (HU) e Hemocentro, no decorrer desta quinta-feira (4). Segundo a Companhia, nos locais de maior circulação de pessoas e de risco de contágio, a aplicação é repetida a cada sete ou 10 dias.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, pelo 3375-0223, e com a Assessoria de Imprensa da Sanepar, (43) 99112-0824.
Texto: Juliana Gonçalves, com informações da Assessoria de Imprensa da Sanepar