Cidade
Prefeito recebe o título “Personalidade Sustentável”
Premiação foi entregue ao prefeito Barbosa Neto pela ABTD, na abertura do III Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental
O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, recebeu o título “Personalidade Sustentável”, no III Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental realizado no final de semana, em Londrina. A homenagem foi entregue durante a solenidade de abertura, pelo presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento do Paraná (ABTD), Ademar Ramos. “É uma honra receber esta homenagem. É um estímulo para que possamos continuar as boas práticas socioambientais”, agradeceu o prefeito.Conforme o presidente da ABTD, Ademar Ramos, o prêmio foi motivado pela “política acertada da administração do Prefeito Barbosa Neto e da preocupação com o ambiente”. “Os resultados dessa política têm sido reconhecidos internacionalmente, como o prêmio ‘Del Água America Latina y El Caribe’ recebido pelo prefeito, em novembro, no México”, declarou Ramos.
Ele se referiu ao prêmio conquistado por Londrina na categoria Gestão dos Resíduos Sólidos, em reconhecimento a inserção dos catadores de materiais recicláveis e os resultados positivos conseguidos com este trabalho. A entrega foi durante a primeira edição do “Prêmio Água e Saneamento” e o troféu foi recebido pelo prefeito das mãos do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno; e do presidente do Conselho de Administração e Diretor Geral da Empresa de Fomento Econômico Mexicana (FEMSA), José Antônio Fernandéz Carbajal,
Em seu discurso, Barbosa Neto referiu-se aos cuidados ambientais que a prefeitura vem adotando, como a criação do Parque Municipal e do Centro de Saúde Animal (CSA) na Fazenda Refúgio, com 150 alqueires, e a criação do Corredor Ecológico, por meio do córrego Cambezinho, ligando o Parque Arthur Thomaz ao Daisaku Ikeda. “Nosso objetivo é até o Dia Mundial do Ambiente, dia 5 de junho, encerrar o aterro controlado e iniciar o aterro sanitário, forma correta de destino de resíduos”, completou. O prefeito também elogiou o Instituto Ecometrópole pela atuação, em parceria com o município, pela preservação do ambiente.
Participaram da solenidade de abertura, além prefeito e do presidente da ABTD, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, representando o governador Orlando Pessutti, e o presidente do Sistema FIEP, Rodrigo Rocha Loures.
O prefeito assistiu, na sequência da solenidade de abertura, a palestra da psicóloga e antropóloga Susan Andrew. Ela, que é formada pela Universidade de Harvard (EUA) e doutora em Psicologia Transpessoal, pela Universidade de Greenwich, apresentou seu conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB).
A FIB é um conceito científico quanto às fontes da felicidade humana. De acordo com esses estudos, até certo nível de riqueza, o sucesso material, de fato, traz mais felicidade. Por exemplo, quando uma pessoa progride de um estado de absoluta pobreza e miséria até o atendimento das suas necessidades de sobrevivência, e desse nível de sobrevivência até uma vida confortável, e depois de uma vida confortável até certo grau de luxo, sua felicidade de fato aumenta. Contudo, após certo ponto, mais bens materiais não trazem mais satisfação. O que importa a essa altura são os chamados “fatores não-materiais”, tais como companheirismo, famílias harmoniosas, relacionamentos amorosos, e uma sensação de se viver uma vida significativa.
(Londrina, 24 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs




