Cidadão
Defesa Civil recebe inscrições para voluntários em Londrina
O órgão abriu cadastro permanente para voluntários que vão atuar com as demais entidades na prevenção e gerenciamento de calamidades públicas na cidade
A Defesa Civil de Londrina está fazendo cadastramento de voluntários para atuarem em situações que requerem uma grande quantidade de pessoas e ações. Os interessados em se inscreverem, podem acessar o site da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) – www.cohabld.com.br – e acessar o link “Defesa Civil”.
O presidente da Cohab, João Verçosa, explicou que o cadastramento é permanente, e os

Os voluntários vão atuar em situações de calamidade, principalmente ,ocasionadas por eventos naturais, além de realizarem atividades preventivas em relação a estas situações. Os voluntários fortalecem as medidas destinadas a enfrentar desastres naturais, dentre os quais, inundações, secas, tempestades, deslizamentos de encostas, soterramentos, terremotos, incêndios, acidentes, epidemias, entre outros.
O presidente evidenciou ainda que a defesa civil é mais prevenção do que ação.As ações de estruturar, organizar e preparar equipes para atender algum desastre são fundamentais às atividades do grupo. Verçosa disse que, dependendo do número de voluntários cadastrados, serão feitos cursos de primeiros socorros, definição de defesa civil, entre outros assuntos.
A Defesa Social foi regulamentada pela Lei Municipal nº 3.606/83 e tem o objetivo de efetuar medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer a população atingida, preservando seu moral, limitando os riscos e perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.
Para isso, o órgão cria ações de educação, prevenção, planejamento, socorro de pessoas em qualquer desastre e, também, auxiliar na recuperação dos bens materiais e morais, através do encaminhamento dos desabrigados para locais seguros, providenciando medicamentos, alimentos e roupas.
(Londrina, 4 de maio de 2010)
Foto: Luiz Jacobs