Prevenção contra a dengue é reforçada na cidade
Os 270 agentes da Secretaria de Saúde atuam em todo o município, orientando a comunidade local; trabalhos educativos também são executados
Da Redação
n.com@sercomtel.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça nesta semana os trabalhos de prevenção contra a dengue nas regiões norte, sul, leste e oeste, além da área central. Ao todo, 270 agentes, divididos em 34 equipes, visitam estabelecimentos comerciais, casas e empresas, alertando a comunidade local sobre os riscos transmitidos pelo Aedes Aegypti.
O coordenador do setor de Endemias da Secretaria de Saúde, Elson Belisário, explicou como são realizados os trabalhos dos agentes. “Visitamos as casas das pessoas, verificando se há algum foco do mosquito, além de orientar a população sobre os cuidados básicos, como não deixar água parada acumulada em algum lugar da residência. Entregamos também vários materiais informativos para a comunidade”, disse.
Ele também explicou como estão sendo executadas as ações nas regiões central e leste, que apresentaram os maiores índices de infestação da dengue em todo o município. “Estamos intensificando a verificação dos imóveis fechados dessas áreas porque já adiantamos consideravelmente os trabalhos de orientação e informação sobre a dengue, que continuam sendo aplicados normalmente em todas as outras regiões do município”, comentou.
Segundo o coordenador, Londrina atualmente contabiliza 611 casos confirmados da doença. A região central apresentou 266 pessoas com a dengue. Já a região leste registrou 149 casos efetivados. Nas regiões oeste e sul, a Secretaria de Saúde contabilizou 79 e 60 casos, respectivamente. Já a região norte confirmou 49 casos, sendo que apenas oito pessoas também estão com dengue na área rural.
Os 270 agentes atuam nos bairros União da Vitória, Cafezal I e II, São Lourenço, Santa Joana, Ouro Branco, Piza, Roseira, Califórnia, Oriente, Castelo, Vila Brasil. Vila Marizia, Vila Sian, Centro II, Centro Social Urbano (CSU), Vila Casoni, Maracanã, Panissa, Messiânico, Tóquio, Pinheiros, San Remo, Sumaré, Leonor I e II
Santo André e Nova Olinda, Shangri-lá B, Ilda Mandarino, Imagawa, Paraty, Continental, Vitória Regia. Lindóia, Ilha Bela,Ideal, Santa Terezinha, Antares, Vila Romana, Mister Thomas, Eucaliptos, José Bonifácio, Aragarça, Ernani Moura Lima, Milton Gavetti, João Paz, Quadra Norte, Heimtal, Maria Cecília e Alto da Boa Vista, além da avenida Higienópolis, do Moringão, da Chácara Eucaliptos e do distrito da Warta.
A operação de inseticida é aplicada no patrimônio Selva, no Estádio do Café e nos jardins Columbia, União da Vitória, Kase, Novo Amparo, Bandeirantes, Planalto, Maria Estela e Marieta. Além desse serviços, a Secretaria de Saúde realiza hoje (11) um treinamento para novos agentes da dengue. Amanhã e quinta-feira, os trabalhos educativos sobre a doença são aplicados na Feira de Saúde, no Colégio Estadual Rita Francovig e no jardim Campos Elíseos. Os estudantes do Colégio Lúcia Barros são orientados pelos agentes da dengue na sexta-feira (14).
No sábado, os cuidados para prevenir o mosquito são repassados na Feira de Saúde do Colégio Lúcia Barros, das 9h às 17h, em uma palestra dada no conjunto Bratac, às 10h, e em um evento no parque Arthur Thomas, que será realizado das 13h às 17h. As ações também ocorrem no “Domingo é a Gente que Faz” no lago Norte, que acontece das 13h às 18h.
(Londrina, 11 de maio de 2010)