Cidade

Prefeito entrega as obras de modernização do Banco de Alimentos

Maquinário foi adquirido com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social, em um investimento de R$ 281 mil; 14 mil pessoas são atendidas atualmente pelo programa


 
O governador Orlando Pessuti, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, inauguram nesta sexta-feira (11), às 8h30, as obras de modernização do Banco de Alimentos da Ceasa local. (avenida Brasília, nº. 10.000).
Os recursos de R$ 281 mil são do Governo Federal e do Governo do Estado aplicados na melhoria da infraestrutura, na aquisição de equipamentos para processamento mínimo, higienização e embalagem de alimentos. O local recebeu novos equipamentos, como tanques, fogão industrial, câmara de resfriamento, freezer, balanças, centrífuga de vegetais, multiprocessador, entre outros.
O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar integrada ao programa Fome Zero, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Este projeto é desenvolvido em municípios com mais de 100 mil habitantes. Seu objetivo é arrecadar alimentos, provenientes de doações de produtores do setor alimentício.
Em Londrina, o programa é coordenado pela Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa). A central organiza a coleta de produtos da cadeia produtiva de hortigranjeiros, que não são comercializados, mas que se encontram em bom estado para o consumo. Depois, realiza a distribuição desses alimentos a entidades sociais e famílias em estado de carência alimentar e nutricional. Ao todo, 65 entidades de Londrina e região são cadastradas e atendidas pelo Banco de Alimentos do município. A ação reduz o desperdício alimentar e beneficia aproximadamente 14 mil pessoas.
No banco, os produtos são recebidos, selecionados, preparados e distribuídos gratuitamente às instituições assistenciais, como forma de complementação às refeições diárias da população assistida por esses órgãos. Em contrapartida, as entidades, atendidas pelo Banco de Alimentos, participam de atividades de capacitação em educação alimentar, para que o conhecimento seja repassado à comunidade.
Para melhorar o funcionamento do Banco de Alimentos de Londrina, Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Governo Federal, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e o Governo do Paraná, representado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, firmaram uma parceria de modernização do programa.
“As melhorias são submetidas a rigorosos critérios de qualidade do ministério”, ressaltou a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Marisol Chiesa. “O Banco de Alimentos tem o objetivo de assegurar a alimentação da população, em quantidades suficientes e com qualidade, e assim minimizar os danos causados pela fome. A segurança alimentar e nutricional é um direito de qualquer cidadão”, avaliou.
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, vai auxiliar no desenvolvimento do Banco de Alimentos, oferecendo cursos de manipulação de alimentos aos representantes das entidades cadastradas no banco. Além disso, dois profissionais serão disponibilizados para ajudar na manipulação, preparo e distribuição dos produtos doados.
(Londrina, 10 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos