Cidadão

Prefeito recepciona instrutores do Projovem Trabalhador

Ao todo, 70  pessoas foram selecionadas para atuar no Programa destinado a capacitar 2 mil jovens de 18 a 29 anos para o mercado de trabalho; inscrições foram prorrogadas até o dia 22


45e2973fb64fb8fac831081f87f3bb0aOs 70 instrutores selecionados para atuar no Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador, em Londrina, foram recepcionados hoje, 14, pela manhã, no Hotel Cristal Palace. O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, participou e ressaltou a confiança que está sendo depositada no trabalho de cada um. “Vocês serão o referencial para esses jovens, mesmo que não percebam, vão representar a diferença no futuro de cada um dos inscritos”, enfatizou.
O prefeito destacou ainda que uma pessoa pode receber bem materiais, mas a instrução possui valor sem igual. “Hoje é um marco, uma vitória. O Projovem é  uma correção histórica na vida dessas pessoas, pois estamos participando da criação de novos seres humanos, que conhecerão seus direitos  e suas obrigações. Os instrutores vão ter a oportunidade de resgatar pessoas por meio da qualificação profissional.”
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Kentaro Takahara, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador, em Londrina, é mais uma meta alcançada pela administração Barbosa  Neto. Ele também enfatizou a importância da qualificação profissional para a inserção das pessoas no mercado de trabalho.
A gerente da Agência do Trabalhador, Sine Londrina, Neiva Sefrin, explicou que a formação dos estudantes vai incluir a qualificação social e  conhecimentos específicos, que vão direcionar os participantes ao mercado de trabalho. Ela chamou a atenção dos instrutores para a responsabilidade que terão junto aos jovens participantes. “Esse jovem talvez não tenha respondido aos estímulos que teve durante a vida, mas talvez ele nunca tenha sido estimulado. Se ocupem, todos os dias, de cada ser humano que passar por vocês.”
O diretor de projetos de qualificação do Instituto de Desenvolvimento Humano, Daniel Mendonça,  também  ressaltou a importância dos instrutores de processo. “Não adianta o esforço do governo, se os instrutores não conseguirem repassar noções importantes, como a noção de cidadania. É uma grande chance que os dois mil participantes terão.”
Selecionados
O coordenador pedagógico do ProJovem Trabalhador, Renato Cristopher, explicou que, dos selecionados, 200 tiveram que participar de entrevistas e dar uma miniaula. Destes, 70 vão ser instrutores no Projovem Trabalhador. O material é apostilado e o curso é dividido em 150 horas de qualificação social e 200 horas para formação profissionalizante.
Entre os instrutores, está o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ( CMDPD), Almir Rogério dos Santos, formado em Ciências Sociais. Ele falou da importância de atuar no Programa. “ Em primeiro lugar, é pela oportunidade de poder mostrar o valor da pessoa com deficiência, muitas vezes marginalizada, e depois, por integrar um  trabalho que vai beneficiar 2 mil jovens, que terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho.”
A instrutora Rosa Marilda Montenegro é formada em Psicologia e já atuou em cursos profissionalizantes.  Ela considera uma experiência gratificante, por estar não só ensinando, mas também aprendendo. “Torço para que abracem esta causa que beneficia a todos.”
Inscrições prorrogadas
As inscrições foram prorrogadas  até o dia 22 de junho e podem participar jovens de 18 a 29 anos.   Dos 2 mil participantes, a expectativa é que, no mínimo, 600 saiam empregados. São disponibilizados cursos de qualificação profissional, nas áreas de administração, alimentação, comunicação e marketing social, construção e reparos, telemática, turismo, hospitalidade e vestuário. 
Os cursos serão ofertados nos três turnos: manhã, tarde e noite, em espaços disponibilizados nos bairros do município e zona rural. Podem se inscrever, jovens desempregados advindos de famílias com renda per capita máxima de um salário mínimo, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental, mas  que, ainda, não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.
As inscrições podem ser feitas na Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego de Londrina (Sine), localizada na rua Hugo Cabral, nº 301, centro, das 8h às 17h e no Terminal Urbano, na rua Benjamin Constant,  também das 8h às 17h.
(Londrina, 14 de junho de 2010)
Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos