Proximidades de escolas e postos de saúde são prioridades para colocação de LED
Prefeitura quer melhorar iluminação nos entornos destes locais para ajudar a inibir criminalidade e dar mais sensação de segurança; serviço é executado pela Sercomtel Iluminação

Uma das prioridades da Prefeitura de Londrina é melhorar a iluminação dos entornos das unidades escolares. Para isso, dentro da atual política do programa municipal “Londrina Cidade Iluminada”, a Sercomtel Iluminação já colocou luminárias do padrão “Light Emitting Diode” (LED), ou literalmente “Diodo Emissor de Luz”, nas proximidades de 53 escolas londrinenses. Além delas, a prefeitura e a Sercomtel Iluminação também atenderam os entornos de 22 centros de educação infantil.
A proposta é melhorar estes pontos para ajudar a inibir a criminalidade e proporcionar maior sensação de segurança para as pessoas que transitam próximo daquelas localidades.
O LED tem eficiência energética, aumentando a iluminação e reduzindo o consumo. Também oferece uma iluminação pública mais adequada, conforto e prazer, uma melhor definição das cores, boa ocupação das praças e melhor visibilidade no tráfego de veículos.
A mesma política que estabelece prioridades para as escolas também privilegia os entornos das Unidades Básicas de Saúde. Até agora já foram atendidas as proximidades de 35 UBS.

Questão de foco – Segundo o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, a gestão do programa “Londrina Cidade Iluminada” é focada: “Acho importante os critérios estabelecidos pela prefeitura e pelo prefeito Marcelo Belinati atendendo primeiramente as escolas e postos de saúde”. Outro critério, diz ele, é colocar LED em pontos de grande fluxo de pedestres e veículos, como a proximidade de praças e igreja.
Dentre as prioridades, salienta ainda o presidente da SI, também há a substituição integral das aproximadamente 10.819 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio que ainda existem nas ruas. São modelos de tecnologia ultrapassada, que iluminam pouco e consomem muita energia. “Além do mais, estas lâmpadas usam componentes nocivos às pessoas e ao meio ambiente”, emenda Kühl.
Atualmente a Prefeitura, através da Sercomtel Iluminação, já colocou em torno de 20.423 luminárias LED em Londrina, incluindo os distritos rurais. O parque de iluminação pública do município tem 65.000 pontos, incluindo praças. Além dos LED e das lâmpadas de vapor de mercúrio, a cidade ainda tem cerca de 33.758 lâmpadas de vapor de sódio e de vapor metálico.