Cidadão

Combate à violência contra idosos é tema de encontro

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, membros de diversos setores da sociedade discutem meios de integrar e melhorar o atendimento de proteção aos idosos de Londrina

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa, que é celebrado hoje (15), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal do Idoso, promove um evento homônimo, com a temática “Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: Interfaces entre a Esfera Jurídica e a Gestão Local”, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). A Paróquia e o Centro Social Coração de Maria apoiam a ação.

O objetivo do dia, criado em 2002 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Inpea), é sensibilizar e mobilizar a sociedade civil sobre a importância do combate às diversas formas de violência contra o idoso: violência física, psicológica, negligência, abandono, abuso financeiro, entre outras.

O encontro vai reforçar os objetivos da data e levar ao debate os aspectos jurídicos que envolvem tais atos de violência, bem como mostrar as iniciativas de enfrentamento da gestão local, para estabelecer e consolidar um fluxo sólido de atendimento e proteção dessa parte da população. Serão discutidas as responsabilidades de vários setores da sociedade e da esfera pública na assistência aos idosos, como a própria Secretaria do Idoso, CMDI e outros órgãos, como Polícia Civil, Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) e a classe médica da área de geriatria. “Existe uma divisão de responsabilidades. Alguns casos, como negligência, são atendidos pela nossa secretaria. Outros, como de violência física, são tratados pela polícia e outros, e assim por diante. Portanto, há uma rede de instituições responsáveis por atender o idoso e queremos debater meios de integrar essas redes para melhorar a qualidade do atendimento”, explicou a secretária municipal do Idoso, Liz Clara Ribeiro.

Programação

As atividades do Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa começam às 13h, com a abertura oficial e apresentação cultural do Grupo de Convivência de Idosos da paróquia Coração de Maria.

Às 14h, tem início a mesa redonda “Políticas de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa: Interfaces entre a Esfera Jurídica e a Gestão Local”. Participarão da mesa, a gerente de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria do Idoso, Luciana Alvarez, o médico especialista em geriatria, doutor Marcos Cabreira, o delegado chefe da 10ª Subdivisão da Polícia Civil de Londrina, Sérgio Barroso, e o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior. Às 16h30, haverá um café da tarde, que encerra a programação. O evento é gratuito e será realizado na sede da paróquia Coração de Maria, localizada na avenida Higienópolis, nº. 1.073, na esquina com a avenida Juscelino Kubitscheck.

Mais de 100 pessoas são esperadas no local, incluindo membros de centros de convivência de idosos, profissionais ligados à área e pessoas da sociedade em geral. Quem ainda não se inscreveu e tem interesse em participar do encontro, pode realizar a inscrição na hora.

(Londrina, 15 de junho de 2010)

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos