Secretaria da Mulher divulga balanço das ações pelo Dia Estadual de Combate ao Feminicídio
Durante a semana passada, a pasta realizou diversos encontros e lives para trazer o assunto à tona

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) preparou diversas ações, na última semana, direcionadas ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Dentre as iniciativas estiveram lives ao vivo, uma cerimônia de apresentação do novo Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e o desenvolvimento de uma cartilha de combate a violência doméstica, em áudio e libras.
Ao todo, foram quatro lives realizadas através do Instagram da Secretaria da Mulher (@sec.mulherlondrina), entre quarta (22) e sexta-feira (24). Cada videoconferência contou com uma média de 140 internautas. Todos os encontros ainda encontram-se disponíveis pelo IGTV da página.
Para a construção dos temas participaram a secretária da pasta, Liange Doy Fernandes, a delegada de polícia da Delegacia da Mulher de Londrina, Magda Marina Hofstaetter, a diretora de enfrentamento à violência contra a mulher, Karen Ikeda, a integrante do coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG), Vanessa Carvalho de Mello, a professora do Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), Dra. Claudete Canezin e a palestrante, Monalisa Martins.
De acordo com a secretária municipal, as lives tiveram uma boa receptividade do público e supriram as expectativas. “Tivemos um bom retorno de quem compareceu a estes encontros. É importante orientar e levar informação às mulheres que estão passando por algum tipo de violência doméstica. Para isso divulgamos os canais que elas podem procurar ajuda especializada, a fim de acabar com esta situação”, relatou.
Um desses canais de atendimento é o Centro de Atendimento à Mulher (CAM). Ele foi inaugurado oficialmente na última quarta-feira (22). Na oportunidade estiveram presentes a secretária da Mulher e o prefeito, Marcelo Belinati. Além das novidades apresentadas pelo espaço, como o registro de agressões no Boletim de Ocorrência Eletrônico em uma sala especializada, o momento contou com uma ação silenciosa, foram fixadas frases, banners e bexigas em formato de cruz para voltar a atenção dos munícipes ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio.
“O primeiro passo é o rompimento do ciclo de violência. Só no ano passado foram 89 mulheres mortas, no Estado do Paraná, vítimas de feminicídio. O CAM, portanto, foi o espaço mais propício para esta iniciativa, pois é o lugar onde as mulheres vítimas de violência doméstica serão atendidas”, alertou Fernandes.
Além disso, para chamar a atenção da sociedade para este assunto, na última sexta-feira (24), o prefeito Marcelo Belinati lançou a cartilha “Você Não Está Sozinha”, no formato de áudio e libras. O material traz informações sobre violência doméstica e existia em um modelo padrão impresso. Agora, em áudio e libras ele chegará até aquelas pessoas que antes não tinha acesso como, por exemplo, por meio da leitura, gerando mais acessibilidade e inclusão social a todas as mulheres. A cartilha é uma realização da SMPM em parceria com a Unicesumar. Interessados em visualizá-la podem acessar este link.
Outras iniciativas – Para comemorar os 14 anos da Lei Federal Maria da Penha, celebrados no dia 7 de agosto, a SMPM está avaliando a possibilidade de realizar mais ações direcionadas às mulheres vítimas de violência doméstica. Os encontros, porém, ainda não foram definidos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas a secretária da SMPM, Liange Doy Fernandes, através do telefone 3378-0119.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com