Experiências sobre aleitamento materno são registradas em vídeos
Mulheres podem expor a sua experiência, assim como os homens podem ajudar ao falar sobre sua participação na paternidade ativa e presente

Para promover e divulgar cada vez mais a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina está divulgando as experiências de mulheres que já amamentaram ou que estão amamentando e de seus parceiros. A iniciativa faz parte das ações do Agosto Dourado e do Agosto Azul.
O objetivo é mostrar para a população que o leite materno é o alimento mais completo que existe para os bebês e deve ser estimulado até, no mínimo, os seis meses de vida da criança. Por isso, ele deve ser utilizado como alicerce da boa saúde das crianças e suas mães. Além disso, a intenção também é promover a divulgação dos serviços que existem na rede pública de saúde e os profissionais que estão disponíveis para orientar as mulheres que precisarem, para que elas consigam praticar a amamentação através do apoio multidimensional.
Porém, como amamentar não é uma tarefa fácil, a intenção dos relatos por meio de vídeos é mostrar às mulheres que elas têm apoio nessa tarefa. Isso porque, muitas acabam sofrendo com a ansiedade e outros obstáculos trazidos com o puerpério e pelo próprio aleitamento. Entre eles estão, por exemplo, os bebês que não sugam ou têm sucção mais fraca, a demora na descida do leite (apojadura), trauma mamilar, mastite, candidíase, entre outras.
Pensando nisso, a Secretaria de Saúde está abrindo um espaço às mulheres. Assim, elas podem contar suas experiências e mostrar como conseguiram ou não superar as adversidades, sejam elas físicas, psicológicas, moral ou outras. Para isso, todas estão convidadas a enviar um vídeo relatando sua experiência, assim como os homens podem ajudar ao falar sobre sua participação na paternidade ativa e presente.
Esses conteúdos estarão disponíveis nas mídias sociais do Município durante o mês de agosto e deverão ser produzidos conforme algumas orientações. Entre elas, pede-se para que os vídeos sejam gravados por celular, na posição horizontal e encaminhados aos cuidados da enfermeira Lilian Poli Castro, para o e-mail calma.londrina@gmail.com. A data limite para o recebimento do material é dia 20 de agosto.
A ação faz parte da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que está contida no Agosto Dourado de 2020. O tema deste ano é “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável” e, para isso, suas atividades estão sendo realizadas em conjunto com o Agosto Azul. Este trabalha a conscientização e adoção de medidas voltadas à saúde do homem e ao incentivo à paternidade responsável. A promoção é da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira e coordenadora das ações, Lilian Poli Castro, no 3372-9825/9827.