COMPAZ realiza nova reunião virtual
A convidada irá falar sobre o Programa Professor Mediador e a relação da educação com a cultura de paz

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ) realiza, nesta quarta-feira (12), a partir das 9 horas, mais um encontro virtual. O evento terá como objetivo tratar do tema “A relação Escola e Família nestes tempos de pandemia”. A reunião será realizada na plataforma do Google Meet e os interessados em participar, podem acessar este link. A atividade é aberta ao público e o limite máximo é de 250 pessoas.

Nesta semana, a convidada é Martinha Clarete Dutra, doutora em Educação e coordenadora de Mediação e Ação Intersetorial da Gerência Educacional de Apoio Especializado da Secretaria Municipal de Educação (SME). Entre os pontos que serão abordados na reunião, ela irá falar sobre o Programa Professor Mediador, que conta com 20 profissionais mediadores, assim como o trabalho desempenhado por eles, que consiste em auxiliar professores e escolas de várias regiões da cidade sobre a resolução dos conflitos no ambiente escolar e familiar e questões de prevenção contra à violência, desde o acolhimento ao atendimento às crianças.
De acordo com o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, há alguns anos a implantação das práticas restaurativas nas escolas municipais tem ganhado força. Ele destaca ainda que o tema da reunião visa falar sobre a relação da educação com a cultura de paz na resolução dos conflitos. “Toda vez que nós temos que administrar os conflitos, pode ser que haja uma resolução violenta ou não. Então, é sempre importante, seja para as crianças ou adultos, conversar sobre as divergências do dia a dia e como podemos lidar com elas. Neste tempo de pandemia, a SME tem se dedicado em trabalhar com os pais e alunos, orientando ainda mais para a resolução e administração dos conflitos”, disse.
Programa Professor Mediador – Tem como objetivo implementar a cultura de paz nas unidades escolares municipais, por meio de ações que estimulem e incentivem a melhoria na qualidade do ensino da educação básica. Entre as ações, estão orientações aos pais, professores e equipe gestora e, também, articulação entre a unidade escolar e a rede de proteção da criança e adolescente, entre outras.
Encontros virtuais – Desde o começo da pandemia da COVID-19, os encontros semanais estão sendo realizados de forma on-line. Todas as quartas-feiras, as palestras contam com um convidado de diferentes regiões para tratar de temas variados. Esta é a 17ª reunião promovida pelo conselho. Após as discussões, os vídeos ficam disponíveis no canal do Youtube Pazeando Palestras.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do COMPAZ e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, através do telefone disponível no Núcleo de Comunicação, (43) 3372-4188.
Texto: Luana Souza sob supervisão dos jornalistas do N.Com