Projeto Cultural leva obras londrinenses à Porecatu
Os trabalhos produzidos durante as comemorações dos 75 anos de Londrina já passaram por outras três cidades da região
Após ter sido expostas em diversos lugares da cidade de Londrina, as obras do projeto Trama – Trabalho – Arte estarão disponíveis, de 3 de setembro a 6 de novembro, no Museu Municipal de Porecatu. A exposição faz parte de uma proposta da Secretaria Municipal de Cultura de realizar um intercâmbio cultural em diversas cidades da região a partir do Museu de Arte de Londrina. As obras são referentes a uma parceria entre artistas plásticos, Provopar e trabalhadores da Economia Solidária que, no ano de 2009, comemoraram os 75 anos de Londrina através da arte.
Na ocasião, 15 pinturas em tela foram retrataram a história da cidade de Londrina e toda sua evolução, levando à população a representação de espaços tradicionais como a antiga rodoviária, o teatro Zaqueu de Melo e a Catedral londrinense. As imagens também foram comercializadas pelo Centro Público da Economia Solidária através de confecções em camisetas, bolsas, blocos e cartões com papel reciclado.
A diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, explicou que o maior objetivo do intercâmbio é a valorização das artes e o conhecimento das expressões artísticas da cidade, além de divulgar todo o trabalho realizado pelos integrantes da Economia Solidária. “Através das obras, queremos abrir um canal, uma ponte para que as pessoas que visitam Londrina possam conhecer a Economia Solidária e adquirir os produtos produzidos, levando as obras além dos museus e ateliês”, comentou Sandra.
A proposta de intercâmbio cultural já passou por cidades como Arapongas, Rolândia e Ibiporã e, agora, com a reativação do Museu Municipal de Porecatu, uma parceria foi firmada para levar as obras de nossos artistas também para cidades vizinhas. “Ficamos muito felizes que Porecatu tenha reativado seu museu. Cabe a nós, como uma cidade de maior porte, disponibilizar essas obras, levar as artes até outros locais”, concluiu a diretora.
Os produtos produzidos pelo programa de Economia Solidária não serão levados até Porecatu, mas os trabalhos continuam sendo comercializados no Centro Público, localizado na esquina da avenida JK com rua Rio de Janeiro. O telefone é (43) 3378-0411. Mais informações telefone (43) 3337-6238. O Museu Municipal de Porecatu fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 344. Fone: (43) 3623-1513.




