Guarda Municipal prossegue com o projeto “Informar para proteger”
O objetivo do trabalho é envolver toda a comunidade para melhorar a segurança dos prédios públicos municipais

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal de Londrina, realizou mais uma ação do projeto “Informar para proteger” na Escola Municipal Aristeu dos Santos Ribas, na região norte. Durante a atividade os guardas municipais conversaram com os membros da comunidade escolar sobre as medidas de segurança que devem ser observadas no expediente, durante e após o atendimento ao público. Foram distribuídos panfletos e cartazes informativos. O local já foi alvo de várias ações por parte de criminosos, mas após diagnóstico feito pela GM, foram feitas algumas mudanças que colaboraram na segurança.

A diretora da unidade, Márcia Cristina Vinagre Silva, enalteceu as ações preventivas realizadas pela instituição na escola. “Desde quando a guarda foi instituída no município, a escola sempre pode contar com ela. Nesse ano, principalmente, tivemos muita ajuda porque em abril a gente teve muito furto na escola e a guarda sempre esteve presente, inclusive conseguiu prender em flagrante um rapaz que estava tentando furtar a escola. A gente liga para o telefone 153 e em minutos a guarda vem ao nosso socorro. Temos câmeras conectadas com a central de videomonitoramento, resumindo eles prestam um excelente trabalho. Após um laudo feito pelos guardas relativo ao Plano de Segurança das Instalações, foram apontadas algumas melhorias que devemos fazer em relação à melhoria na segurança, em especial à colocação de alarme que será monitorado pela central deles. Nós já estamos fazendo os orçamentos para poder adquirir os equipamentos”, contou.

De acordo com o inspetor da GM, Eliel Costa, o projeto de reestruturação da Defesa Social trouxe uma nova concepção de segurança patrimonial para os prédios públicos. “Realizamos alguns investimentos tecnológicos que juntaram o trabalho das câmeras, o projeto de sistema de alarmes e barreiras físicas. Também investimos em um sistema de patrulhamento eficiente, onde todos os prédios públicos municipais foram mapeados, o que facilitou a distribuição das viaturas por região. Deste modo, o servidor pode acionar a central 153 da Guarda Municipal ao perceber qualquer movimentação suspeita no entorno de sua unidade. Nos horários que não têm servidores, os prédios públicos serão monitorados por câmeras e sistema de alarme. Estamos incentivando a população do entorno para colaborar com a segurança do prédio público. Nosso foco é evitar furto, vandalismo ente outros problemas”, informou.
O projeto também leva informações para os usuários dos serviços públicos sobre quando e como eles podem acionar os serviços prestado pela instituição, que atende pelo telefone 153. A ação mobiliza guardas municipais que durante abordagem aos cidadãos que moram no entorno de escolas, unidades de saúde entre outros prédios do município explicam a importância da observação e da colaboração – em forma de denúncia da presença de suspeitos – nos momentos em que não houver servidores trabalhando.
A Guarda Municipal de Londrina pode ser acionada através do telefone de emergência 153. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. A ligação é gratuita de qualquer telefone. A Defesa Social destaca que a participação da comunidade é de grande importância para que a cidade fique mais segura.
Texto: Bruno Amaral/Defesa Social