Cidadão

ECOH traz oficinas para adultos e espetáculos para crianças

Edição 2020 está sendo 100% on-line e tem patrocínio do PROMIC

A 10ª edição do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) apresenta diversas atividades. Os interessados em participar de bate-papos e oficinas podem conferir todas as atrações no site do encontro (clique aqui) ou nas redes sociais do grupo, pelo Instagram, Facebook ou pelo Youtube. O encontro começa neste sábado (31) e prossegue até o dia 30 de novembro.

De segunda a sexta-feira, às 10 horas, os organizadores lançarão novos vídeos com histórias nas redes sociais do ECOH. Além disso, aos sábados e domingos, serão realizadas sessões duplas, com novas atrações de manhã e à tarde, sempre às 10h e às 17h. A proposta desse ano é celebrar a cultura africana e sua oralidade. Para isso, a programação busca apresentar as tradições, crenças e valores de culturas africanas ocidentais, entre outros assuntos. Por meio de histórias, em diferentes formatos, os promotores esperam enriquecer o conhecimento dos participantes com oficinas, palestras, trocas de experiências, vídeos, transmissões ao vivo pelas redes sociais, ações interativas e de outros formatos, tanto para adultos quanto para as crianças.

Foto Nanda Leturiondo – divulgação

Com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (PROMIC), neste sábado (31), a partir das 17 horas, o grupo baiano Canastra Real vai apresentar o “Toada Crianceira: Cancioneiro Brincante da Infância”, pelo Youtube e Facebook do ECOH. O espetáculo é composto por canções e textos de tradição oral, trava-línguas, adivinhas, desafios, quadras populares, textos orais transmitidos de geração em geração, com rimas e de rápida memorização (os chamados lengalengas) e outros.

Com isso, os artistas vão mesclando o canto e a narração de histórias com a interação de brinquedos. Através da proposta estético-educativa, eles buscam estabelecer um diálogo entre a música, o canto, o movimento e o jogo dramático. A apresentação é para as crianças, mas também serve bem aos adultos, pois traz alegria e diversão unidas com experiências de aprendizagem.

Outras atrações estão na programação, como o curso Narrativas Adormecidas: O rito de passagem das fotografias, com Sandra Lessa. Na segunda-feira (2), feriado de Finados, às 19h30, acontecerá o primeiro encontro da oficina. O primeiro conto-invenção a ser tratado será o “Rito da renomeação da Terra de Santa Cruz: lugar de muitas rainhas e reis”. A intenção da ministrante é mostrar como a história pode ser contada por meio das fotografias, visto que estas são registros fixados no tempo e trazem contextos e personagens. Devido à complexidade do tema, serão realizados cinco encontros ao todo, sempre nas segundas-feiras, às 19h30, pela Plataforma ZOOM (internet). Para participar desse curso é preciso se inscrever aqui, pelo custo de R$ 25,00. O atividade é destinada a maiores de 17 anos.

Seguindo com a programação, nas terças-feiras, dias 3 e 10 de novembro, às 19h30, serão realizadas duas aulas do curso “História – Oráculo – Presente”, com Danielle Andrade. A oficina será transmitida pelo ZOOM, mas para participar é preciso se inscrever pelo http://bit.ly/oficinas10ecoh. A atividade é gratuita e aberta para mulheres com 18 anos ou mais. Durante os encontros serão sorteadas sete mulheres. Elas receberão uma história-oráculo de presente. Estão programados 45 minutos para atividades individuais e 1h30min para a leitura coletiva do oráculo, sendo ambos organizados pela curitibana, Danielle Andrade, que é contadora de histórias, licenciada em Teatro, com formação em Clown, e que canta, escreve, pesquisa e inventa histórias.

divulgação

Além dessas ações, o ECOH 2020 trará diversas outras, como as várias versões do famoso conto infantil o Barba Azul, com a pesquisadora Ana Luísa Lacombe. Em cada encontro, ela mostrará uma versão diferente da obra escrita no século 17, por Charles Perrault. Ao longo do tempo, a personagem Barba Azul, que era um rico conde, muito feio e com uma horrível barba azul, recebeu variações e passou a integrar contos populares de diversas nacionalidades, que serão trazidas nesta oficina. Essas e outras atrações estarão disponíveis para a população participar a partir dos próximos dias.

Para a imprensa: outras informações poderão ser obtidas com a assessoria de comunicação do ECOH, com Lucas Godoy pelo 9 9814-3018 ou pelo e-mail lucasgodoyjor@gmail.com.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos