População deve terminar obras nos cemitérios até hoje
Expectativa é que cerca de 100 mil pessoas prestem homenagens aos seus entes queridos, no feriado de Finados, na próxima segunda (2)

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF) reforça o pedido de que a população se atente aos prazos para a realização de obras e serviços nos jazigos que se encontram em um dos cemitérios municipais, da zona urbana e rural de Londrina.
Os concessionários têm até o final do dia de hoje (27) para finalizar as obras de construção e reforma dos túmulos de seus entes queridos. Aqueles que estão apenas pintando o espaço poderão dar os últimos retoques até amanhã (28). Já quem quiser limpar a sepultura, de maneira simples, utilizando apenas água, sabão, balde, panos e vassouras, poderá fazer isso até quinta-feira, dia 29 de outubro.
Aqueles que não finalizarem os serviços dentro desses prazos, deverão retomá-los depois do feriado de Finados, dia no dia 3 de novembro. Isso porque, de 28 de outubro a 2 de novembro, as obras e serviços ficam proibidos, seguindo as determinações do artigo 338, do Código de Posturas do Município de Londrina.
Em função do feriado de Finados, a expectativa é que cerca de 100 mil pessoas visitem os 13 cemitérios municipais de Londrina. Nesse ano, os técnicos da ACESF acreditam que o número de visitantes deve cair um pouco, devido à pandemia gerada pelo novo Coronavírus e a grande quantidade de visitantes que estão classificados em ou mais grupos de risco para a COVID-19. Sobre isso, a diretora-técnica da ACESF, Elen Piccinin, reforça o pedido de que, àqueles que forem aos cemitérios, prestem suas homenagens de forma rápida, a fim de evitar que um número muito grande de visitantes permaneçam ao mesmo tempo dentro do mesmo espaço.
Além disso, ela pede que idosos, pessoas nos grupos de risco e crianças, sigam as recomendações dos médicos do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COESP) e deixem para demonstrar carinho e respeito aos mortos em outros dias, visto que o maior número de visitantes esperado é na segunda-feira, dia 2 de novembro. “Pedimos a atenção da população para que respeite os prazos de reformas, construções, pinturas e limpeza dos jazigos, que respeite o jazigo vizinho, não sujando ele ao limpar o seu; assim como busque visitar os cemitérios ao longo dos dias que antecedem o feriado. Podemos evitar uma concentração maior de pessoas em um único dia, como já aconteceu em anos anteriores, onde o feriado também caiu em uma segunda-feira”, lembrou a diretora.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, e com a diretora-técnica, Elen Piccinin, pelo 3372-7881.