“Prefeitura nos bairros” atende 134 pessoas hoje

O atendimento foi feito na Escola Municipal Sonia Pereira, no Residencial do Café; no total, o prefeito Barbosa Neto recebeu 107 demandas
Hoje (21), pela manhã, o prefeito Barbosa Neto, juntamente com a sua equipe de secretários, esteve no conjunto Residencial do Café, atendendo a população da região norte. O trabalho foi feito na Escola Municipal Sonia Parreira Debei, das 6h às 13h30. Ao todo, foram atendidas 134 pessoas, que realizaram 107 demandas, na última ação de Barbosa Neto, antes de se licenciar do cargo por 10 dias.
No local, os alunos da escola, juntamente com o prefeito e sua equipe, interpretaram o Hino Nacional e o Hino a Londrina. Barbosa Neto foi homenageado com os parabéns pelo aniversário e falou da importância de estar no local. Para a diretora da escola, Rosilene Rodrigues Carvalho, o “Prefeitura nos Bairros” é muito importante, por ser um momento de mobilização da comunidade, quando ela se faz conhecer. “Nós divulgamos a ação por meio da Associação de Pais e Mestres (APM) e do Conselho Escolar, que mobilizaram os vizinhos. As crianças também ajudaram a divulgar a ação”, disse.
O presidente da APM, Sérgio Melo, considerou a iniciativa ótima pela proximidade entre prefeito e comunidade. “Muitas vezes, o cidadão não consegue sair da sua casa para reivindicar. Assim, a vinda do prefeito é um facilitador para a comunidade e para o prefeito. A proximidade é muito importante”, avaliou.
Assuntos referentes à moradia, de alçada da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab), ficaram em primeiro lugar, com 36 demandas. O presidente da entidade, João Verçosa, considerou o “Prefeitura nos Bairros” uma importante oportunidade para o munícipe que, muitas vezes, não teria condições de sair das proximidades de sua casa. “Aqui nós tomamos conhecimento dos problemas, que algumas vezes, não são de um cidadão, mas de uma comunidade. E, também, o prefeito e nós de sua equipe passamos a conhecer ainda mais a realidade de toda a população”, afirmou.
Outras solicitações de destaque foram: pedidos de asfalto, rede de esgoto (a Sanepar participou da ação e também atendeu às demandas dessa natureza), IPTU e direcionamento para vagas de emprego pela Agência do Trabalhador do Sistema Nacional do Emprego (Sine).
A integrante do Conselho Fiscal da APM da Escola Municipal Sonia Pereira, Janete Cavalari, chegou antes das 6 horas para ser atendida pelo prefeito e achou favorável a iniciativa da administração municipal. “O prefeito chegou no horário. Isso mostra que é um homem de compromisso. Falou que começava às 6h e começou mesmo. É muito bom, uma forma de falar com a população, é importante para a comunidade. Não lembro de nenhum prefeito ter feito um trabalho assim”, destacou .
O prefeito também recebeu a visita de um grupo de adolescentes do projeto Viva Vida São Jorge. Eles foram acompanhados de uma educadora, um representante da comunidade do grupo socioeducativo do território II e integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) norte A.
Os adolescentes estão fazendo um mapeamento que visa levantar questões relativas ao local. Primeiro, os jovens fizeram observações. Depois, aplicaram um questionário que será lido pelo grupo para o levantamento de propostas de ações a serem feitas pela própria comunidade e pelo poder público. Entre as solicitações feitas pelo grupo, está a execução do programa Multitarefa na região.
A iniciativa é uma extensão do projeto “Gabinete Aberto”. Com a edição de hoje, o “Prefeitura nos Bairros” já totaliza, em dez semanas de existência, o atendimento a 1.372 pessoas, que registraram, no total, 934 solicitações.
Fotos: Sônia Lenira




