Novo bloco vertical do Cemitério Jardim da Saudade recebe os primeiros jazigos
Os gavetários somarão 1.270 novos jazigos pré-moldados; cem unidades já estão prontas e outras cem iniciam a partir da próxima semana

O Cemitério Municipal Jardim da Saudade, que fica na região norte e é o maior de Londrina, começa a receber os primeiros jazigos do novo bloco vertical que está em fase de construção. Esta ala verticalizada terá altura de cinco gavetas e será composta por um total de 1.270 unidades, adquiridas pela Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (ACESF). Os 100 primeiros jazigos já foram concluídos e entregues, quando houve a celebração do Dia de Finados, no dia 2 de novembro.
As unidades que integrarão as quadras do novo cemitério verticalizado estão sendo construídas com placas pré-moldadas e revestimento de granito. A estrutura conta, ainda, com sistema de filtragem, e a execução atende todos os requisitos sanitários e resoluções ambientais em vigência.
Para realizar todos os serviços, a Prefeitura investirá R$ 1,6 milhão, aproximadamente, com recursos próprios. Dos 1.270 jazigos, serão entregues 570 para sepultamento adulto, 280 para infantil e mais 420 para ossário. A entrega irá ocorrer em três lotes.
Segundo o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, a previsão é iniciar, a partir da próxima semana, a construção de outros 100 jazigos, que integram o primeiro lote de 440 unidades. “Pretendemos que essas vagas sejam disponibilizadas à população o mais breve possível. A intenção é oferecer boas alternativas de acesso, priorizando, em um primeiro momento, o modelo rotativo de aluguel para as famílias que não têm condições de adquirir um jazigo. Um cronograma de valores e normas, para aluguel e aquisição de jazigos, está sendo elaborado.”, disse.

Jaqueta ressaltou que o bloco vertical modernizará o cemitério e ampliará sua capacidade de vagas, proporcionando um novo espaço de conjugado com estrutura adequada e confortável para que as famílias possam sepultar seus entes queridos com mais dignidade e respeito. “Será uma área totalmente nova e pronta para atender a população. Estamos demolindo a antiga estrutura de conjugado que havia no cemitério, um local muito deteriorado pelo tempo, de forma contínua e seguindo todas as questões legais. Com essa ampliação, poderemos aprimorar o funcionamento e atender de forma mais eficaz a grande demanda existente para este cemitério”, acrescentou.
A empresa responsável pelas obras, contratada via licitação, é a Lince Empreiteira de Obras. O prazo total de entrega é de três anos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o superintendente da ACESF, Leonilso Jaqueta, pelo telefone (43) 3372-7864