Reunião ordinária do Conselho Municipal de Transparência acontece hoje (9)
No encontro, serão apresentadas pautas relativas à transparência da administração pública

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) realiza, na noite desta segunda-feira (9), a sua 84º reunião ordinária, com o objetivo de discutir pautas de interesse público. A transmissão será aberta a toda a comunidade e se inicia às 19h, através da plataforma oficial de webconferências da Prefeitura de Londrina. Para acessar, basta clicar aqui.
Segundo o presidente do órgão, Auber Silva Pereira, o encontro tem como objetivo prévio ouvir a resposta do controlador-geral do município, Newton Hideki Tanimura, sobre o relatório de atividades do Conselho relativo ao primeiro semestre de 2020. “Na reunião passada, o controlador-geral pediu um prazo maior para analisar o nosso relatório de atividades para que possa dar uma explicação mais detalhada sobre a sua deliberação. Vamos colocar em pauta esclarecimentos referentes ao Coronavírus e outras epidemias no município de Londrina, em 2020, a desestatização da Sercomtel e as reformas do ginásio Moringão, entre outros assuntos. O objetivo é ver quais providências estão sendo tomadas. É um momento oportuno para que a gente discuta estas questões. Vale ressaltar que o Conselho sempre visa o bem-estar e a felicidade do munícipe, através da ótica do controle social”, destacou.
Logo após este debate, o Projeto Kavá será apresentado aos participantes. O presidente do Conselho explicou que este projeto consiste em uma ferramenta que vai utilizar tecnologias da informação, como o Big Data e a inteligência artificial, para promover um mecanismo ativo de acesso à transparência para o munícipe londrinense. “É um sistema bem interessante, uma forma do cidadão ter ciência do que acontece no município, de maneira inclusiva. Este sistema vai acabar com o distanciamento entre órgãos governamentais e sociedade. O intuito é garantir que as principais demandas da população sejam expostas na ferramenta”, disse.
Inicialmente, o Projeto Kavá será implantado em duas secretarias municipais – Gestão Pública e Governo –, e duas autarquias, a CMTU e o IPPUL. Através da ferramenta, as informações destes órgãos deverão ser disponibilizadas de forma ordenada para a população, via internet. Entre os dados apresentados pelo sistema, estarão informações sobre o transporte coletivo, mobilidade urbana e termos de construções. A iniciativa é uma realização do CMTCSL, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL).
Os encontros – O CMTCS promove reuniões ordinárias desde 2012, a fim de apresentar questionamentos pertinentes aos três eixos de conferência da sociedade: Metas e Indicadores; Capacitação e Engajamento; e Prevenção e Combate à Corrupção. Assuntos como o impostômetro, Museu de Combate à Corrupção, qualidade de água e esgoto e o Projeto Kavá são exemplos de temas discutidos. Para mais informações, acesse a página de Facebook do Conselho.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o presidente do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Auber Silva Pereira, pelo telefone (43) 3372-4370.
Texto: Pedro Nunes, sob supervisão dos jornalistas do N.Com