Cidadão

Saúde recebe duas novas ambulâncias para o Samu

Os veículos vieram para substituir dois antigos que ficavam muito tempo em manutenção; atendimentos do Serviço Móvel de Urgência chegam a 300 por dia

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os automóveis, que chegaram a cidade ontem a tarde, foram repassados para Londrina pela Secretaria Estadual de Saúde e são oriundas do Ministério da Saúde. A previsão é que os veículos comecem a rodar nos próximos dias, dependendo apenas da liberação do Departamento de Trânsito (Detran), em relação a emplacamento e licenciamento, e também da instalação dos rádio-transmissores.

Os veículos, de R$ 109.600,00 cada, foram recebidos depois que o prefeito, Barbosa Neto, foi à Brasília reivindicar mais ambulâncias para Londrina. Os dois novos automóveis substituirão dois antigos, que ficavam mais tempo em manutenção do que em atendimento. “Estas ambulâncias estão rodando há mais de seis anos, fazendo, mensalmente, de cinco a seis mil quilômetros. Já aconteceu de o carro sair da oficina de manhã, e à tarde voltar para o mecânico porque havia dado problema”, explicou o secretário municipal de saúde, Agajan Der Bedrossian.

O Samu opera com quatro ambulâncias de suporte básico, que servem para o transporte de pacientes e atendimento pré-hospitalar, e duas de suporte avançado, também para o transporte, mas para pacientes que necessitam de cuidados médicos intensivos. Os dois novos veículos, Renault Master, são para suporte básico, equipados com desfibrilador, tubos de oxigênio, material para imobilização e outros instrumentos como luvas e intercomunicadores.

Conforme o secretário, estas novas ambulâncias vão garantir um serviço mais eficiente para a população e uma melhor utilização dos veículos disponíveis. Os automóveis percorrem, mensalmente, de cinco a seis mil quilômetros cada, atendendo até 300 pessoas por dia. Para atender a esta demanda, 130 funcionários atuam no Samu em Londrina, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e motoristas.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos