Destaques

Festival de Dança terá ballet na abertura amanhã

Festival reunirá cerca de dez mil bailarinos de vários lugares

Na programação do evento, incluem flamenco e dança contemporânea;  dez mil bailarinos fazem parte dos espetáculos

Saltos, contratempos e piruetas vão abrir o 8º Festival de Londrina na noite de sexta-feira (8), às 20h30. O Teatro Ouro Verde vai receber mais de 25 dançarinos do Ballet de Londrina e da Escola Municipal de Dança, para dar início à sequência de 18 apresentações do Festival. As atividades vão até o dia 17, reunindo aproximadamente dez mil bailarinos de várias procedências; entre eles, paranaenses, gaúchos, paulistanos, goianos e franceses.

No palco do teatro mais antigo da cidade, será exibido um trecho do clássico Coppélia, de Arthur Saint-Léon, sob a direção do bailarino e professor da Escola, Marciano Boletti. A exibição faz parte da formatura dos alunos da Escola de Dança, e vai levar ao público algumas cenas em conjunto, em Pás de Deux. A primeira parte da abertura dura cerca de 15 minutos.

Logo em seguida, entra em cena o Ballet de Londrina, com o espetáculo “Para Acordar os Homens e Adormecer as Crianças”, coreografado pelo diretor do grupo e secretário municipal de Cultura, Leonardo Ramos. A peça, montada em 2009, mostra o processo de amadurecimento do homem, abordando como a criança se torna adulto em um rito de passagem natural. Durante uma hora, o público vai assistir ao espetáculo que já fez turnê pelo Paraná, São Paulo, Paraguai e Argentina.

De acordo com a coordenadora do Festival, Danieli Pereira, a expectativa é de que as 853 poltronas do Ouro Verde estejam ocupadas nesta sexta-feira. “Esperamos a casa cheia, já que os ingressos estão sendo distribuídos gratuitamente para popularizar o evento e quem se apresenta é um grupo de Londrina. Contamos com o londrinense para prestigiar a companhia da casa”, ressaltou a coordenadora.

Durante o evento, Londrina recebe espetáculos que vão desde ballet clássico até o flamenco, passando por danças contemporâneas e peças infantis. Conforme Danieli, o objetivo do Festival, quando foi criado, era que escolas trocassem experiências e o trabalho pudesse ser visto, entre elas. Mas, com a vinda de grupos de fora, o evento começou a ter visibilidade e elevou Londrina à referência de dança na região sul do país. Este ano, o Festival conta, inclusive, com sete oficinas formativas para a reciclagem dos participantes e discussões sobre a dança.

Os convites para os demais espetáculos custam R$ 10,00. Estudantes, aposentados, professores das redes municipal e estadual de ensino, servidores públicos, profissionais de artes (c/ DRT), alunos da Funcart, associados da Associação dos Profissionais da Dança de Londrina (APD), clientes e funcionários da Caixa Econômica Federal pagam R$ 5,00. Ingressos antecipados podem ser adquiridos na Escola Municipal de Dança (Pio XII, 56), Shop Ballet (Pio XII, 64, loja 3) e na loja Capézio (Paranaguá, 921, loja 3). A programação completa pode ser acessada pelo site www.festivaldedancadelondrina.art.br.

O Festival de Dança de Londrina é promovido pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD) e Casa de Cultura da UEL, além de contar com o apoio da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e do site Conexão Dança. A iniciativa também é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e pela Caixa Econômica Federal.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos