Vibração do jazz encerra 8ª edição do Festival de Dança

Além da peça que fecha o evento, Londrina também recebe espetáculos de ballet em revezamento de escolas de dança locais
A 8ª edição do Festival de Dança será encerrada neste final de semana, com espetáculos de jazz, revezamento e ballet. A programação de sábado (16) vai ser protagonizada por 14 escolas de dança de Londrina e da Quick Cia. de Dança, de Minas Gerais. No domingo (17), o grupo Raça Cia de Dança, de São Paulo, fecha o festival deste ano com a vibração e a força do jazz. Os espetáculos têm duração de uma a duas horas cada.
O primeiro espetáculo do sábado faz parte da mostra local do Festival, com o objetivo de inserir a produção da cidade na programação do evento. Às 19h, várias escolas de dança londrinenses revezam coreografias no palco do Teatro Zaqueu de Melo. Conforme o secretário municipal de Cultura e presidente de honra do Festival, Leonardo Ramos, esta mostra está oportunizando a participação das escolas locais no circuito de dança nacional.
Mais tarde, às 20h30, o Teatro Ouro Verde recebe o espetáculo “Mulher, Mulheres”, da Cia de Dança Quick, de Nova Lima, Minas Gerais. Três bailarinas saem das coxias para interpretar o cotidiano do universo feminino, vivenciando os questionamentos e a complexidade da figura da mulher na sociedade contemporânea, mediante a apresentação de elementos simples, mas de fortes referências, como vestidos e sapatos de salto alto, além de recursos como vídeo, texturas de iluminação e trilha sonora diferenciada.
No encerramento das atividades desta edição do Festival, no Cine Teatro Ouro Verde, às 20h30h, entra em cena a Cia de Dança Raça, com o espetáculo “Cartas Brasileiras”. O público do último espetáculo poderá presenciar histórias de vida através da dança, com cartas de familiares do grupo traduzidas em música e coreografia.
Para o presidente de honra, a companhia exibirá um jazz de grande contato com a plateia e visualmente bem desenvolvido. “A Raça é bastante importante no cenário brasileiro do jazz, por ser a maior representante do estilo no país. Por essa tradição e representatividade, com certeza, os espectadores ficarão envolvidos e encantados com o espetáculo”, ressaltou.
Segundo Ramos, este ano o Festival recebeu 120 propostas, quando abriu o edital para participação dos grupos no evento, apresentando o dobro de interessados que no ano passado. “Esta edição superou todas as expectativas, tanto do ponto de vista artístico quanto em relação aos cursos e palestras. A frequência do público demonstra o êxito total na realização do Festival”, completou.
Para os dois espetáculos no Ouro Verde, o ingresso é R$ 10 cada e podem ser adquiridos na Escola Municipal de Dança, na rua Pio XII, 56, no Shop Ballet, também, na rua Pio XII, 64, loja 3, e na loja Capézio, na rua Paranaguá, 921, loja 3. Também, nestes locais, é possível retirar o ingresso para o espetáculo no Teatro Zaqueu de Melo, que, embora seja gratuito, possui uma limitação de 200 espectadores.
Mais informações podem ser obtidas no site www.festivaldedancadelondrina.art.br. O Festival de Dança de Londrina é promovido pela Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD) e Casa de Cultura da UEL, além de contar com o apoio da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) e do site Conexão Dança. A iniciativa também é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) e pela Caixa Econômica Federal.
Foto: Núcleo de Comunicação




