Cidadão

Monumentos trocam de cor para marcar Dezembro Vermelho

Viaduto e Concha Acústica ganharam novas luzes da Prefeitura; promoção envolve a Sercomtel Iluminação e Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento

Depois do Outubro Rosa e do Novembro Azul, chegou a vez do Dezembro Vermelho. Para marcar a data, que promove a luta contra a Aids, a Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação e da Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento (CTD), decorou com luminárias vermelhas o novo Viaduto Desembargador Edson de Jesus Deliberador, na Avenida Dez de Dezembro, e a tradicional Concha Acústica, no centro da cidade. O objetivo é despertar a atenção em relação ao HIV/Aids e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação atende à Lei 13.504/2017, que criou oficialmente a campanha a nível nacional.

Concha Acústica

Dados do Ministério da Saúde revelam crescimento na taxa de detecção do HIV, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos, bem como as da sífilis e das hepatites virais. Esse crescimento é fruto de inúmeros comportamentos de risco, que vêm impedindo o Brasil de avançar no combate não só à Aids, mas também às demais ISTs. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção mesmo sem apresentar sintomas da doença.

Sobre a doença – Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo HIV, vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Ter o HIV não é igual a ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou, de mãe para filho, durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam os devidos cuidados. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O vírus pode ser transmitido por meio de sexo vaginal, oral e anal sem camisinha; do uso de seringa por mais de uma pessoa; da transfusão de sangue contaminado; de uma mãe infectada que passa ao filho durante a gravidez, do parto e da amamentação; de instrumentos não esterilizados que furam ou cortam. Ele não é transmitido por meio de sexo protegido, beijo no rosto ou na boca, suor e lágrima, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, sabonete/toalha/lençóis, talheres/copos, piscina, banheiro, doação de sangue.

O incentivo ao diagnóstico e ao início precoce do tratamento, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, tem sido uma estratégia adotada para reduzir a mortalidade relacionada ao HIV. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, diagnóstico e tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

“Achamos interessante aproveitar os meses do ano para promover campanhas sociais e de interesse público. Levar informação relevante para as pessoas é uma obrigação, um dever e uma missão de todos nós”, salienta o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, que também preside a Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento.

Cascata do Igapó

Dezembro Verde em Londrina – Outra campanha que começa a ganhar força é o “Dezembro Verde”, dedicada a ações educativas e de conscientização sobre abandono e o crime de maus-tratos de animais. O calendário foi instituído pela Lei Municipal 12.849/2019, por meio de um projeto de lei da vereadora Daniele Ziober. Para marcar a data, a Prefeitura, Sercomtel Iluminação e a CTD decoraram com luzes verdes os arranjos da cascata do Lago Igapó 2, sob a ponte da Avenida Higienópolis. (Com Agência Câmara/CD Brasília)

Etiquetas
Mostrar mais

Marcelino Jr

Jornalista, consultor, editor literário e especialista em "Comunicação Organizacional: Gestão Estratégica" pela Universidade Estadual de Londrina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos