Toque de recolher terá apoio da Guarda Municipal
Decreto estadual terá vigência de 15 dias; a partir desta quarta-feira (2), fica proibida a circulação de pessoas em espaços e vias das 23h às 5h

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal (GM) de Londrina, vai prestar apoio à Polícia Militar na fiscalização do decreto estadual 6.284/2020. A medida determinou a proibição provisória da circulação de pessoas e aglomeração em espaços e vias públicas, das 23h às 5h, como forma de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus. O ato, que vale para todas as cidades do Paraná, foi publicado ontem (1) e tem vigência de 15 dias, contados a partir desta quarta-feira (2), e pode ser prorrogado.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Pedro Ramos, as medidas estabelecidas pelo decreto estadual reforçam as atividades já desenvolvidas pela GM. “A Guarda Municipal já atua nesse sentido, por exemplo, quando fiscalizamos o horário de fechamento dos estabelecimentos à noite, evitando aglomerações, ou quando coibimos o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, em respeito à lei seca municipal. Assim, esse decreto estadual veio corroborar as atividades que a Guarda já vem conduzindo. Nesse momento de crise, toda medida que possa minimizar o processo de contaminação da Covid-19 será bem-vinda”, informou.
As normas estabelecidas pelo ato não incluem os serviços e atividades que são considerados essenciais. Quem for flagrado descumprindo as determinações do poder público poderá responder pela infração.