Londrina participa de seminário internacional sobre desarmamento
Iniciativa da Rede Desarma Brasil acontece nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília; conscientização sobre comércio de armas de brinquedo já aconteceu na cidade
Representada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, a cidade participa nos dias 21 e 22 de outubro do Seminário Internacional de Desarmamento em Brasília. O objetivo é trocar experiências sobre o desarmamento voluntário com representantes de Angola, Moçambique, Argentina e Colômbia.
A iniciativa é resultado da parceria entre Organizações Não-Governamentais (ONGs), governo federal e igrejas que integram a Rede Desarma Brasil, movimento que luta para instituir o desarmamento como política de Estado. “Londrina é a única cidade do interior do Brasil a participar do movimento. Sem dúvida, é um reconhecimento a todas as ações de cultura de paz desenvolvidas em 10 anos”, afirmou Galhardi.
De acordo com o presidente do Compaz, a proposta de conscientização foi adotada pela prefeitura durante a fiscalização da comercialização de armas de brinquedo, realizado no dia 5 de outubro em parceria com a Polícia Militar. “Nessa ação, tivemos como objetivo divulgar a Lei Municipal 9.188, de outubro de 2003, que proíbe a venda desse tipo de brinquedo”, avaliou.
Participam do Seminário Internacional de Desarmamento o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; o General Paulo Almeida, sub-comandante da Polícia Nacional de Angola; Tito Macie, representantes das Igrejas Cristãs de Moçambique e Juan Pablo Hernández, coordenador do projeto Vida Sagrada, da prefeitura de Bogotá, na Colômbia.
Dados do Ministério da Justiça apontam que, graças a aprovação do Estatuto do Desarmamento, o número de mortes por armas de fogo caiu 11% no Brasil, de 2003 a 2009.
Foto: Ilustrativa