Destaques

Londrina participa de seminário internacional sobre desarmamento

Iniciativa da Rede Desarma Brasil acontece conscientização sobre comércio de armas de brinquedo já aconteceu na cidade

Iniciativa da Rede Desarma Brasil acontece nos dias 21 e 22 de outubro, em Brasília; conscientização sobre comércio de armas de brinquedo já aconteceu na cidade

Representada pelo presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luís Cláudio Galhardi, a cidade participa nos dias 21 e 22 de outubro do Seminário Internacional de Desarmamento em Brasília. O objetivo é trocar experiências sobre o desarmamento voluntário com representantes de Angola, Moçambique, Argentina e Colômbia.

A iniciativa é resultado da parceria entre Organizações Não-Governamentais (ONGs), governo federal e igrejas que integram a Rede Desarma Brasil, movimento que luta para instituir o desarmamento como política de Estado. “Londrina é a única cidade do interior do Brasil a participar do movimento. Sem dúvida, é um reconhecimento a todas as ações de cultura de paz desenvolvidas em 10 anos”, afirmou Galhardi.

De acordo com o presidente do Compaz, a proposta de conscientização foi adotada pela prefeitura durante a fiscalização da comercialização de armas de brinquedo, realizado no dia 5 de outubro em parceria com a Polícia Militar. “Nessa ação, tivemos como objetivo divulgar a Lei Municipal 9.188, de outubro de 2003, que proíbe a venda desse tipo de brinquedo”, avaliou.

Participam do Seminário Internacional de Desarmamento o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; o General Paulo Almeida, sub-comandante da Polícia Nacional de Angola; Tito Macie, representantes das Igrejas Cristãs de Moçambique e Juan Pablo Hernández, coordenador do projeto Vida Sagrada, da prefeitura de Bogotá, na Colômbia.

Dados do Ministério da Justiça apontam que, graças a aprovação do Estatuto do Desarmamento, o número de mortes por armas de fogo caiu 11% no Brasil, de 2003 a 2009.

Foto: Ilustrativa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos