Inscrições para eleição do Conselho da Pessoa com Deficiência encerram nesta semana
Com vagas para diferentes áreas, a eleição será realizada no dia 18 de dezembro, durante assembleia on-line

Continua aberto, até o próximo domingo (13), o prazo para as entidades da sociedade civil que desejam indicar representantes para integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD). O órgão está preenchendo vagas para composição do quadro de membros que farão parte da próxima gestão, válida para o biênio 2021-2022. A eleição irá ocorrer no dia 18 de dezembro, às 14h, por meio de uma assembleia on-line em plataforma virtual.
As organizações interessadas em participar do pleito devem oficializar sua candidatura, nas diferentes áreas disponíveis, até domingo (13), pelo endereço de e-mail cmdpd@londrina.pr.gov.br . A relação de documentos obrigatórios e informações gerais sobre as candidaturas e a eleição podem ser conferidas no Jornal Oficial do Município nº 4.216 (pág.43).
A presidente do CMDPD, Martinha Clarete Dutra, enfatizou que poderão concorrer às vagas de conselheiros somente os representantes indicados por organizações e entidades da sociedade civil legalmente estabelecidas, respeitando as especificações do Edital 05/2020. “Participarão aqueles que tiverem a candidatura aprovada e habilitada pela comissão organizadora do processo eleitoral. A análise começará tão logo seja encerrado o período de inscrições. A previsão é que a lista dos habilitados seja publicada no dia 17 de dezembro, no Jornal Oficial”, informou.
Em 2020, a eleição ocorrerá, excepcionalmente, no formato assembleia virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Todos os anos, este processo é feito durante a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que não será realizada neste ano.
Vagas – Para o segmento Sociedade Civil, o CMDPD possui 12 vagas para titulares e mais 12 para os respectivos suplentes. Os candidatos deverão atuar em uma das seguintes áreas: deficiência auditiva; deficiência física; deficiência mental; deficiência visual; organizações patronais, organizações de trabalhadores, instituições de pesquisa e ensino superior; associações e conselhos de classe.
Além destas, o conselho posteriormente também contará com membros indicados pelo poder público para a gestão 2021-2022. Neste segmento, estão englobadas áreas como educação, saúde, assistência social, trabalho, obras, CMTU, entre outras, incluindo as esferas federal, estadual e municipal.
O órgão – O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) atua na defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, fiscalizando a implementação e realização das políticas públicas voltadas a este público, dentre outras deliberações, ações e atividades internas. A composição é democrática e envolve representantes de várias áreas da sociedade civil, de organizações públicas legalmente estabelecidas e do poder público.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a presidente do CMDPD, Martinha Clarete Dutra (número celular com o N.Com – (43) 3372-4188)