Destaques

Prefeitura vai municipalizar Colégio Estadual Carlos Dietz

escolaLP

Vínculo da instituição mantenedora do colégio com o Estado acaba em 2012; documento que determina participação da prefeitura ainda está sendo analisado

Apesar dos 50 anos de fundação, comemorados nesta semana, o Colégio Estadual Carlos Dietz, localizado entre as avenidas JK e Tiradentes, passa por uma preocupação: o possível encerramento das atividades educacionais em 2012, data em que expira a vigência do contrato entre o Seminário Vicente Pallotti, mantenedor do local, e o governo do Estado.

Como forma de garantir a continuidade do ensino de 1º à 4º série para os cerca de 300 alunos da instituição, o prefeito Barbosa Neto fez questão de comparecer à solenidade de comemoração do cinquentenário daquela escola, inserindo em seu discurso uma ótima notícia. “Toda a direção pode ficar tranquila, vamos municipalizar o Colégio Estadual Carlos Dietz. A escola não vai fechar”, declarou.

Segundo o prefeito, a nota de 7,1 apresentada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a melhor registrada entre todas as escolas estaduais de Londrina, é o argumento mais convincente para determinar a municipalização do colégio. “Apesar dessa decisão, ainda estamos tratando, com o Estado, todas as etapas burocráticas do processo”, comentou.

A secretária de Educação, Karin Sabec Viana, disse que toda a documentação ainda passa por uma análise jurídica. “Aguardamos um posicionamento do Estado, para abrir turmas de 1º grau no Carlos Dietz, em janeiro do ano que vem. Porém, no momento, devemos obedecer à tramitação legal, para que a escola seja incorporada à rede municipal de ensino”, comentou.

Inicialmente, a secretária adiantou que a prefeitura vai cuidar do ensino na parte da tarde, sendo que o governo estadual fica responsável por atender os alunos no período da manhã. “Devido a esse entrave, ainda não podemos anunciar o ensino em tempo integral no Carlos Dietz, justamente, pela inversão de horários. Porém, nossa intenção é implantar esse modelo com o passar do tempo”, concluiu. Atualmente, o prédio e o terreno do Colégio Estadual Carlos Dietz  pertencem ao Seminário Vicente Pallotti.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos