“Fabricando Arte” premia três estudantes da zona rural de Londrina
Com a divulgação do resultado nacional, alunos da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, do Patrimônio Selva, figuram entre os dez primeiros colocados do Brasil
Promovido pela empresa Dixie Toga e as Secretarias de Educação de oito cidades brasileiras, o concurso “Fabricando Arte” teve seu resultado nacional divulgado nesta manhã, com a presença do prefeito Barbosa Neto que confirmou a ótima colocação de três alunos da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, do Patrimônio Selva, entre os dez primeiros colocados do Brasil. A solenidade foi no Centro de Formação Darcy Ribeiro, localizado na rua Atílio Scudeller, 1.000, na Vila Portuguesa.
As histórias em quadrinhos “Viu no que dá?”, “A consciência muda tudo” e “Que vida boa”, criadas pelos estudantes Lucas Rodrigues de Araújo, Jhonatan Souza e Vagner Gustavo Pereira foram premiadas em décimo, sexto e terceiro lugar, respectivamente. Eles foram selecionados entre mais de 80 trabalhos de Cambé, Curitiba, Paranaguá, Votorantim (SP), Guarulhos (SP), Rondonópolis (MT) e Parnamirim (RN), além de Londrina. Ao todo, mais de 1.000 alunos participaram do concurso, que teve como tema “Sonhar e transformar”.
O prefeito Barbosa Neto, ressaltou a importância de solucionar problemas em diversas áreas, como segurança e educação. ” Na educação, isso se faz oferecendo uma merenda escolar de qualidade, construindo novas escolas e implantando o ensino em tempo integral. Com uma estrutura melhor, o desempenho escolar só tende a melhorar”, apontou Barbosa Neto.
A secretária de Educação, Karin Sabec Viana, disse que a oportunidade do concurso desenvolve com eficiência o potencial criativo das crianças. “Trabalhar o lado artístico dos alunos sempre é algo produtivo. Literalmente, eles fabricaram muita arte durante todo o processo”, comentou.
Para a coordenadora local do Fabricando Arte, Alice Zundt, desenvolver a linguagem artística contribui de forma positiva para a formação do indivíduo. “Aprofundamos conceitos ligados a produção de textos e a expressão mostrada nas pinturas em telas, o que influencia na forma de convívio social onde estes estudantes estão inseridos”, abordou.
O concurso premiou Lucas Rodrigues (10º) e Jhonatan Souza (6º) com dois aparelhos de MP4. No terceiro lugar, Vagner Gustavo levou para casa uma bicicleta de aro 26. Além das histórias em quadrinhos, todas as pinturas em tela estarão expostas no Centro de Formação Darcy Ribeiro por uma semana.
Estiveram ainda presentes no evento a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali e a analista de comunicação da Dixie Toga em Londrina, Juliana Sussai, além de diretores, professores e alunos das Escolas Municipais Araci Soares Santos, de Irerê; Luis Marques Castelo, do Patrimônio Espírito Santo; Edmundo Odebrecht, do distrito da Warta, além da Jadir Dutra da Silva, do Patrimônio Selva.
Foto: Camila Balsani