Destaques

Movimento quer Londrina com 500 mil habitantes

Movimento quer Londrina com 500 mil habitantes

Prefeito Barbosa Neto conclama população a ajudar prefeitura e IBGE a atualizar dados do Censo 2010, para que Londrina ultrapasse a barreira dos 500 mil habitantes

Os londrinenses têm até o dia 26 de novembro para atualizar seus dados junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aumentando assim o índice populacional apresentado na última prévia do Censo 2010, que apontou a cidade com 493 mil habitantes. Esse é o objetivo do Movimento Londrina 500 mil, lançado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Barbosa Neto, durante coletiva semanal.

A ação visa mobilizar todos os moradores, que ainda não tiveram suas residências visitadas pelos recenseadores do IBGE, unindo forças com entidades da sociedade civil, meios de comunicação, sindicatos patronais e trabalhadores, clubes de serviços, universidades e outras instituições, para que Londrina ultrapasse os indicadores apresentados pelo instituto.

Barbosa Neto enumerou os prejuízos que a cidade pode arcar, caso o número de 500 mil habitantes não seja alcançado. “Primeiro, a perda de receitas do governo federal, que são contabilizadas pelo índice populacional. O primeiro setor afetado seria a saúde, com déficit de R$ 2 milhões, além da assistência social. Por outro lado, também, perderíamos a representatividade política do município na Câmara Municipal”, disse.

O prefeito disse que o município necessita alcançar o objetivo traçado pelo movimento, já que a participação da população é essencial. “As pessoas geralmente tem uma ideia errada sobre a visita dos recenseadores. Porém, esse conceito deve ser quebrado, para que ultrapassemos os 500 mil moradores”, ressaltou. Ele divulgou que o telefone 153 da Guarda Municipal também está aberto ao contato dos londrinenses.

De acordo com o assessor da Ordem Urbana e Rural, Wanderley Batista, a prefeitura abriu oportunidades para que os cidadãos encaminhem suas informações ao IBGE. “Criamos o endereço de e-mail censolondrina@londrina.pr.gov.br e o telefone 0800-400-0500, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para que a comunidade atualize seus dados e sejam adeptas do movimento”. Todas as demandas serão devidamente relatadas junto ao IBGE.

O próprio IBGE estimava uma população de 510.707 habitantes com os números coletados pelo Censo 2010, bem diferente dos 493 mil. O trabalho de campo foi reforçado pelo instituto, medida que contabilizou, até o final da tarde de ontem (16), mais de 496 mil habitantes residentes em Londrina.

Apoio

Para auxiliar a prefeitura e todas as outras entidades envolvidas na apuração dos dados, a Sanepar uniu-se ao Movimento Londrina 500 mil habitantes, disponibilizando o telefone 115, para que o usuário entre em contato e tenha suas informações repassadas ao IBGE.

Para o gerente da instituição, Oscar Fernandes, também presente na coletiva de hoje, a abrangência da Sanepar, em 100% do abastecimento no município, pode ser um auxílio para a administração municipal na proposta do movimento. “Visitamos mensalmente todas as residências para atualizar os dados. Segundo as nossas últimas estatísticas, cerca de 530 mil pessoas atualmente residem na cidade”, argumentou.

A coordenadora de área do IBGE em Londrina, Ângela Maria Barbosa, comentou que os recenseadores tiveram grande dificuldade em entrar nos condomínios fechados, o que não impede que o trabalho de revisão seja intensificado. “Anteriormente, tínhamos 16 mil domicílios fechados, número reduzido para 3.788 residências, após o esforço feito pela nossa equipe”, comentou.

“Nesse fim de semana, e também no feriado, realizamos um intenso trabalho nas regiões rurais e encontramos 540 novas pessoas”, relatou. Ângela Maria Barbosa disse que o IBGE utiliza-se de um conceito universal para aplicar o questionário. “Pelo que aconteceu com as 11 mil casas de uso ocasional, continuamos com a supervisão, para que os recenseadores coletem corretamente os dados”, argumentou a coordenadora. Ela disse que essas residências serão contabilizadas na apuração final, dentro da média populacional do município.

O IBGE também dispõe de meios de relato de residências não recenseadas, por meio do endereço http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php, e também pelo telefone gratuito 0800 721 8181. O órgão entra em contato até 72 horas para agendar a visita do recenseador

Foto: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos