Cidadão

Município recebe terceiro lote de vacinas contra Covid-19

Com mais 3.300 doses, Secretaria Municipal de Saúde deve finalizar a vacinação para profissionais e trabalhadores nos grandes hospitais

Londrina recebeu, na tarde desta sexta-feira (29), mais 3.300 doses de vacina contra a Covid-19. Os imunizantes serão utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde entre os profissionais e trabalhadores de saúde, primeiro grupo priorizado nesta fase da campanha. Este foi o terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 encaminhadas para Londrina pelo governo do Estado, após aquisição do Ministério da Saúde.

Conforme divisão feita pela Secretaria do Estado de Saúde (SESA), as 3.300 doses serão voltadas à imunização dos grandes hospitais da cidade. As vacinas serão distribuídas, prioritariamente, de forma a contemplar 100% do corpo dos principais hospitais da cidade, como ISCAL, HEL e Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná (HU), referência no sistema público de saúde para Covid-19 em Londrina e macrorregião norte.

“Com a chegada dessas vacinas, por orientação da SESA, vamos priorizar os grandes hospitais para chegarmos próximo de 100% de vacinação da comunidade hospitalar. E gradativamente vamos vacinar também outros profissionais e trabalhadores de saúde da rede privada e autônomos, e que também fazem parte do rol de 25 mil profissionais de saúde da cidade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

A vacinação contra Covid-19 em Londrina é realizada, exclusivamente, pela Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 150 profissionais atuam neste processo, indo até as unidades de saúde para aplicação das doses. O serviço é realizado pela manhã, tarde e noite, com escalas em todos os dias da semana.

A primeira leva de vacinas contra a Covid-19 chegou no município na semana passada, dia 19 de janeiro, contendo cerca de 9 mil doses. O segundo lote, no domingo (24), trouxe 6.400 doses, aproximadamente. “Com este terceiro lote, vamos totalizar quase 20 mil doses de vacinas em Londrina. Nossa estimativa é de 25 mil profissionais de saúde, segundo dados obtidos com hospitais e instituições. Mas há profissionais que trabalham em mais de um local, então pode ser que, com as 20 mil doses, Londrina se aproxime de uma cobertura de 90% nessa primeira fase”, comentou Machado.

O público-alvo da segunda fase do Plano Municipal de Imunização Covid-19 é a população com mais de 60 anos. “Entre idosos, são 85 mil londrinenses, talvez o maior público dentre as quatro etapas do Plano. Seguindo o Plano Estadual e o Programa Nacional de Imunização, vamos começar com idosos acima de 75 e os acamados”, antecipou o secretário.

A última remessa de vacinas compõe o lote de 39.600 doses da Coronavac, que chegou no Paraná na segunda-feira (25). Como o esquema vacinal exige duas doses, metade do lote foi distribuída aos municípios; e o restante será enviado nas próximas semanas, para a segunda e última aplicação.

Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos