“Samba Londrina” celebra o mais famoso ritmo brasileiro
Em homenagem ao Dia Nacional do Samba e ao Dia da Consciência Negra, grupos de samba e pagode de Londrina realizam shows sábado, no Cemitério de Automóveis
Em continuidade à programação do “Londrina Celebra Zumbi”, que marca a comemoração do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) promovem no próximo sábado (4), a partir das 22h, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, o evento “Samba Londrina”.
Contando com os melhores grupos londrinenses do samba e do pagode “Samba Londrina” celebra também o Dia Nacional do Samba, que está registrado para a quinta-feira (2). Os participantes poderão apreciar apresentações de Dona Vilma de Todos os Santos, Braguinha & Banda Ziriguidum, Grupo Rekinte, entre outros convidados.
De acordo com a gestora pública de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Município, Fátima Beraldo, as atividades do “Londrina Celebra Zumbi” estão tendo grande aceitação e adesão por parte do público. “A população tem acolhido muito bem a iniciativa, de uma forma que está até superando as expectativas”, avaliou.
Fátima citou como exemplo a grande festa realizada no dia 20, no Museu de Arte de Londrina, para a qual eram esperadas cerca de 1 mil pessoas, tendo o número passado de 2 mil. “Eram pessoas de todas as etnias, classes sociais e idades. Era possível encontrar famílias inteiras, desde o avô até a criança, todos confraternizando e celebrando juntos, com paz e tranquilidade. Nenhum incidente foi registrado”, relatou.
Devido ao sucesso, os envolvidos na realização do “Londrina Celebra Zumbi” já estão iniciando conversas para a promoção da segunda edição da ação no próximo ano.
A Vila Cultural Cemitério de Automóveis fica na rua João Pessoa, nº 103. Os convites custam R$ 10 e R$ 5. Além da prefeitura, do CMPIR e do Cemitério de Automóveis, são parceiros a Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (Neaa), Coletivo Pró-Cotas e Laboratório de Cultura e Estudos Afro-brasileiros (Leafro).