Cidadão

Assistência vai certificar educadores sociais amanhã

Trabalhadores participaram de curso de formação ao longo do ano, para qualificar o atendimento a crianças e adolescentes; prefeito estará presente em solenidade

O prefeito Barbosa Neto estará, amanhã (30), a partir das 14h30, na sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), para certificar cerca de 170 técnicos e educadores da Rede de Serviços de Convivência Socioeducativa, que participaram de um curso de formação continuada ao longo do ano. A solenidade é parte das atividades do 8º Encontro de Formação do curso, que também é o último, e marca o encerramento dos trabalhos. O curso foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

Desde março deste ano, os encontros abordaram diversos temas importantes para o trabalho dos educadores e técnicos, que atendem diretamente crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade. Os participantes do curso receberam noções sobre os conceitos de sistema de garantia de direitos e trabalho em rede e interdisciplinar. Eles participaram do Congresso Marista para Infâncias e Juventudes; aprenderam a identificar e abordar adolescentes envolvidos com drogas; integraram oficinas sobre jogos cooperativos e danças circulares como nova possibilidade para educadores sociais; além de discutirem a mediação de conflitos e socialização de boas práticas.

A carga horária certificada será de 50h. No encontro de amanhã, será abordado o tema “Projetos de Trabalho”, no qual os participantes farão uma discussão teórica e oficinas para elaboração de um projeto pedagógico de trabalho. O encontro será assessorado pelas coordenadoras pedagógicas da Diretoria Executiva de Ação Social da Instituição Marista, Soeli Terezinha Pereira e Sandra Frasson. A partir das 8h, na própria Epesmel, os participantes assistirão a duas palestras. Após o horário de almoço, haverá uma hora de discussão, e, a partir das 14h30, o prefeito realiza a entrega dos certificados. Depois da solenidade, os trabalhos continuam ainda até as 17h.

Para a secretária de Assistência Social, Jacqueline Micali, a participação no curso vai melhorar o atendimento e as condições técnicas na rede de serviços de convivência socioeducativa. “Nós estamos qualificando quem trabalha diretamente com a população, para lidar com as demandas das crianças e dos adolescentes”, destacou a secretária. Ao todo, são 14 serviços que atendem 3.462 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade em Londrina.

Os serviços de convivência socioeducativa compreendem um conjunto de ações, realizadas em horário parcial, no contraturno escolar, que visam proporcionar às crianças, adolescentes e jovens uma educação para a cidadania e participação comunitária. São promovidas atividades artísticas e educativas, e há também o trabalho de integração familiar, para crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade.

A sede da Epesmel, onde ocorrerá a cerimônia de certificação, fica na rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, no Parque das Indústrias Leves.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos