Cidadão

Ações estratégicas estão sendo planejadas pelas secretarias municipais

Reuniões ao longo desta segunda-feira, dia 8, trataram de obras viárias, programas sociais, novos projetos e atividades

Com o intuito de programar os próximos quatro anos da administração municipal, a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia tem se reunido com as demais secretarias e órgãos municipais para que, de forma conjunta, as ações sejam executadas com qualidade e os novos projetos tenham êxito. Nesse sentido, a semana começou com várias reuniões que ocorreram na sede da Prefeitura, ao longo desta segunda-feira (8).

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, ressaltou a importância de todo o Município atuar de forma estratégica e coordenada. “Tomamos, diariamente, várias decisões importantes, em um grande esforço conjunto, para planejar este ano e os seguintes. Nosso foco é no desenvolvimento econômico e social, pensando sempre na população e, principalmente, nos mais vulneráveis”, destacou.

Logo pela manhã, houve encontro sobre o Programa Municipal de Revitalização de Espaços Públicos, com representantes das secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Tecnologia; Obras e Pavimentação; Ambiente; e Agricultura e Abastecimento. Também participaram a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e Sercomtel Iluminação.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Marcelo Canhada, o programa terá continuidade durante o segundo mandato do prefeito Marcelo Belinati, envolvendo recapeamento asfáltico, recuperação de calçadas, iluminação pública, implantação de academias ao ar livre e parque infantil, entre outras melhorias. “É um trabalho em conjunto, que envolve muitas áreas e está dando certo. Nos últimos quatro anos, foram mais de 300 revitalizações de praças e nas áreas de entorno. E essa é uma das prioridades do prefeito, que a cidade continue bonita, organizada e oferecendo qualidade de vida para as pessoas”, explicou.

Foto: Emerson Dias

Só neste ano, já foram concluídas, ou serão em breve, as praças localizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do jardim Santa Rita I, conjunto Santiago, jardim Azaleia e conjunto Lindóia. E as próximas praças a receberem as obras de recuperação ficam no conjunto das Flores (zona sul), jardim Shekinah e Maria Cecília (norte), Jardim Monções (centro), conjunto Guilherme Pires e Vila Ricardo (leste); e jardim Guanabara (sul).

Outro tema discutido na manhã desta segunda-feira (8) foram as obras viárias que a Prefeitura vai executar. Algumas delas dependem de adequações a serem executadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e foram abordadas em reunião com representantes da companhia, na sede da Prefeitura. “Falamos sobre alinhar esse planejamento para não corrermos o risco de, após concluir uma obra, a Sanepar precisar intervir no mesmo local”, comentou o secretário de Planejamento.

Foto: Emerson Dias

E a revitalização do Bosque Central “Marechal Cândido Rondon” também foi abordada nesta segunda-feira (8). A obra, cuja licitação foi arrematada pela San Pio Construtora, inicia na terça-feira (9), com visita dos secretários municipais de Gestão Pública, Fábio Cavazotti e Silva, e o de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada. “Trata-se do patrimônio afetivo da cidade. Hoje sentamos com a construtora, com as equipes da Obras, para termos um cronograma que garanta, ao mesmo tempo, que os serviços sejam feitos no prazo previsto, com alta qualidade e afetando o entorno com o mínimo de impacto possível”, citou Canhada.

No período da tarde, as reuniões estratégicas tiveram continuidade. A primeira foi sobre o programa que irá articular, de forma integrada, todos as ações e projetos sociais realizados pelo Município. Foi elaborada a minuta do decreto que regula essa unificação, e também o Termo de Cooperação para todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos.

Foto: Vivian Honorato

“O lançamento deste programa deve ocorrer no dia 1° de março, com o objetivo de atender a população mais vulnerável, desde crianças a idosos. Queremos otimizar os recursos e o material humano da Prefeitura para melhor assistir as pessoas que estão em situação de extrema pobreza, agravada por conta da pandemia”, adiantou o coordenador da iniciativa e secretário de Planejamento, Marcelo Canhada.

Outros tópicos abordados em reuniões do secretariado municipal foram o plano de amortização para o déficit autuarial da Caapsml; aumento da procura por programas de transferência de renda coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social; e o MasterPlan Londrina 100 anos.

O MasterPlan é um estudo que combina pesquisa de indicadores com o levantamento de projetos e demandas de vários segmentos da sociedade. Dados técnicos somam-se aos anseios das lideranças e da população em geral, que será ouvida pelas redes sociais. Na reunião de hoje foi reforçado o papel do servidor municipal nesse processo.

Para a imprensa: outras informações com o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, no 3372-4312.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos