Curso “Brigada da Pandemia” encerra inscrição nesta quinta-feira
Atividade visa treinar os profissionais da educação para a reabertura segura das unidades escolares
Os interessados em participar do curso “Brigada da Pandemia: ações estratégicas para reabertura segura das unidades escolares” têm até essa quinta-feira (11) para realizar a inscrição. Ao todo, a Prefeitura de Londrina disponibilizou 300 vagas sendo que, até o momento, 55 profissionais já formalizaram a participação. A iniciativa está aberta, gratuitamente, para profissionais da educação de todo o país.
Para evitar a aglomeração em tempos de pandemia, as aulas serão gravadas e disponibilizadas de forma on-line, pelo Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) da Escola de Governo. Assim, os participantes não precisarão sair de casa e poderão seguir no seu próprio ritmo de aprendizado.
O objetivo é preparar os educadores para a retomada das aulas presenciais de forma segura tanto aos alunos, quanto para os profissionais da área. Isso porque, levando-se em consideração do contexto da pandemia gerada pelo novo coronavírus, medidas de prevenção à saúde deverão ser rigorosamente seguidas para possibilitar a segurança e a manutenção da saúde de todos.
Para isso, serão ministradas 30 horas de aulas e atividades, disponíveis desde o dia 25 de janeiro até 5 de março. Entre os assuntos abordados estão o Plano de Biossegurança, feito em parceria pelas Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Com o apoio do plano, serão trabalhadas quatro dimensões: a organização dos tempos e espaços; os protocolos de higiene e prevenção às doenças; a reorganização pedagógica e apoio e acolhimento às pessoas.
Segundo a gerente de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação, Viviane Barbosa Perez, é preciso pensar em como a escola se organizará para um retorno seguro ao ambiente presencial, por isso o curso é tão importante. “Precisamos cuidar do retorno presencial olhando para as quatro dimensões e o curso vai trabalhar as temáticas e os conteúdos referentes a cada uma delas. É um momento difícil, em que temos quase um ano de afastamento presencial da escola e tudo que isso envolve: o isolamento social, o distanciamento da escola, o emocional das crianças e o acolhimento às pessoas e tudo isso será apontado nas aulas”, disse Perez.
No primeiro ponto, por exemplo, os profissionais serão orientados a pensar em como organizar o horário de funcionamento da unidade escolar, as escalas e revezamentos necessários, o quantitativo adequado de alunos em cada ambiente, restrição da entrada de parentes e responsáveis pelas crianças, além de outros tópicos primordiais como a desinfecção instantânea das mãos com álcool em gel, a medição da temperatura corporal e a colocação de tapetes com sanitizantes nas entradas.
A atividade é uma promoção da Prefeitura de Londrina, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Governo, que é responsável pela Escola de Governo. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o curso podem telefonar para (43) 3375-0113 ou (43) 3372-4567 ou escreverem um e-mail para atendimentoavapml@gmail.com. A Escola de Governo da Prefeitura Municipal de Londrina atua na formação dos servidores municipais e também do público externo.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, pelo telefone (43) 3375-0113.