Museu de Arte de Londrina expõe história de João Cândido
Exposição sobre o marinheiro negro faz parte do “Sábado tem Arte no Museu”, que ainda apresenta o som do Quinteto de Jazz
O Museu de Arte de Londrina promove, neste sábado (4), a 4ª edição do “Sábado tem Arte no Museu”, com a exposição do Projeto Memórias “João Cândido – A Luta pelos Direitos Humanos”, das 9h às 15h. O evento contará também com a participação do Quinteto de Jazz de Londrina que se apresenta a partir das 10h, com entrada gratuita.
A exposição que, desde novembro, está na cidade de Londrina, tem o objetivo de contar a vida de João Cândido de forma didática. Serão 18 banners espalhados pela entrada principal do Museu, mostrando a história do marinheiro que participou ativamente da Revolta da Chibatada.
Segundo Sandra Jóia, diretora do Museu de Arte de Londrina, o “Sábado tem Arte no Museu” pretende democratizar as artes. “Este projeto surgiu da ideia de chamar a atenção da comunidade com intervenções artísticas”, afirmou. Para a diretora, o movimento do centro de Londrina, no sábado, proporciona a possibilidade de um grande número de pessoas observarem o que acontece na frente do Museu. “Isso chama a atenção e as pessoas acabam gostando e entrando.”
Sandra acredita que, para Londrina, essa exposição tem uma importância especial. “Comemoramos, pela primeira vez, o Dia Nacional da Consciência Negra, neste ano, e João Cândido foi uma figura central do século XX, que fez muito pelo nosso povo e muita gente não sabe”, contou. O marinheiro foi um líder negro responsável por mudanças que eliminaram as punições corporais na Marinha de Guerra.
O Projeto Memória é uma realização da Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Petrobrás e com a participação da Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN) que apresenta ao público um importante nome da história brasileira.
A exposição fica no Museu de Arte de Londrina até o dia 11 de dezembro, com entrada gratuita. Depois, segue para a Câmara Municipal de Londrina onde ficará exposta no Salão Principal entre os dias 13 e 22 de dezembro.




